Estudantes de Fagundes Varela, na Serra, recebem carta da rainha Elizabeth II - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Surpresa10/09/2019 | 15h03Atualizada em 10/09/2019 | 15h03

Estudantes de Fagundes Varela, na Serra, recebem carta da rainha Elizabeth II

Alunos do 3º ano da Escola Caminhos do Aprender enviaram a correspondência para a monarca ainda no mês de julho

Estudantes de Fagundes Varela, na Serra, recebem carta da rainha Elizabeth II Escola Caminhos do Aprender/Divulgação
Alunos e professoras das turmas de 3º ano da Escola Municipal Caminhos do Aprender, de Fagundes Varela Foto: Escola Caminhos do Aprender / Divulgação

Os alunos das turmas de 3º ano da Escola Municipal Caminhos do Aprender, de Fagundes Varela, foram surpreendidos há duas semanas pela chegada de um ofício muito especial: uma carta da rainha Elizabeth II. A troca de correspondência entre as crianças e a monarca começou com o Projeto A União faz a Vida, em que o assunto a ser estudado parte das escolhas dos estudantes. Segundo a professora Nicole Cenci, uma das responsáveis por enviar a carta dos jovens à rainha, o encanto dos pequenos pela realeza começou após visita a corte da Bella Festa e da Femaçã de Veranópolis.

— Eles quiseram aprender mais sobre a monarquia. Como a figura mais conhecida por todos é a rainha da Inglaterra, eles optaram por estudar como ela exerce seu reinado, quem é sua família, como é seu país e como são os costumes e tradições lá. Porém, como nem tudo foi esclarecido durante as aulas, eles tiveram a ideia de escrever uma carta para ela— conta Nicole.

O documento foi escrito inicialmente em português com a colaboração das 25 crianças —com idades entre oito e nove anos— que compõem as duas turmas de 3º ano. Depois disso, a professora Daniela Emerick traduziu o material para inglês. De acordo com as docentes, o maior desafio das crianças foi exercitar sua capacidade de síntese, já que ofícios muito extensos não são selecionadas pelo serviço postal da Rainha. A carta foi enviada em 4 de julho e o retorno escrito pela dama de companhia da monarca chegou cerca de um mês e meio depois.

Nicole Grandi, 8 anos, explica que apesar de ter enviado a correspondência, ela e os colegas não estavam contando com uma resposta.

—Eu pensei que ela não ia responder. Então, foi muito legal receber uma resposta, mesmo que ela em pessoa não tenha escrito para a gente. Porque, assim, é uma carta da realeza, né? No futuro, queria visitar ela e conhecer tudo que a gente viu na aula—diz.

Apesar dos questionamentos enviados não terem sidos respondidos na carta, a menina afirma que as turmas ficaram extremamente contentes em saber que foram notadas pela rainha Elizabeth II. Agora o documento deve ser emoldurado e afixado na escola para que todos possam ver o conteúdo da carta.

LEIA AS CARTAS

"Vossa Majestade, Rainha Elizabeth II,
Somos alunos da Escola Municipal Caminhos do Aprender, da cidade de Fagundes Varela no Brasil. Escrevemos uma carta, pois através de nosso estudo, surgiu o interesse de saber mais sobre a vida de uma Rainha de verdade. Aprendemos muito sobre a Inglaterra, seus costumes, pontos turísticos, curiosidade e notícias da realeza. Dentre as curiosidades que temos, gostaríamos de saber como Vossa Majestade faz para conciliar sua vida de mãe/avó com as responsabilidades da realeza. Em anexo algumas fotos do que estudamos.
Respeitosamente, alunos do 3º Ano."

"To the Students of 3º Year Caminhos do Aprender,
The Queen wishes me to thank you for your letter in which you told Her Majesty you have been learning about customs and traditions of the United Kingdom and about The Royal Family. The Queen hopes you have enjoyed your studies.
Her Majesty was glad to see the splendid photographs you enclosed and, although unable to reply to you personally, The Queen was pleased to hear from you.
I enclosed some information leaflets for you to read and I am to thank you, very much, for your thought of Her Majesty which is greatly appreciated.
Lady-in-Waiting"

Em tradução livre: 

"Aos estudantes do 3º Ano da Escola Caminhos do Aprender,
A Rainha deseja que eu lhes agradeça por sua carta, na qual contaram a Sua Majestade que estudaram sobre os costumes e tradições do Reino Unido e sobre a Família Real. A Rainha espera que vocês tenham gostado dos estudos. Sua Majestade ficou feliz em ver as esplêndidas fotografias que vocês enviaram, e apesar de não poder responder pessoalmente, a Rainha se agradou de ouvir notícias de vocês. Eu envio em anexo alguns folhetos informativos para que leiam e eu agradeço muito por vocês manterem Sua Majestade em seus pensamentos, isso foi grandemente apreciado.
Dama de companhia"

Leia também  
Equipamento usado para auxiliar pilotos é substituído no aeroporto de Caxias 
Julgamento do Caso Magnabosco será retomado nesta quarta em Brasília

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros