Demora para confeccionar carteira de trabalho gera preocupação em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Trabalho02/09/2019 | 11h53Atualizada em 02/09/2019 | 14h48

Demora para confeccionar carteira de trabalho gera preocupação em Caxias

Agendamentos pelo site estão suspensos até dezembro. Alternativa é buscar serviço em outra cidade

Demora para confeccionar carteira de trabalho gera preocupação em Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Vanessa Monteiro tem se deslocado até agência do Sine Caxias desde a última quinta-feira (29) e ainda não conseguiu encaminhar sua solicitação Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Quem precisa confeccionar a primeira ou segunda via da carteira de trabalho em Caxias do Sul tem encontrado dificuldades. É o caso de Vanessa Monteiro, que desde de a última quinta-feira (29) tem se deslocado até agência do Sine e ainda não conseguiu encaminhar sua solicitação. Ela conta que para formalizar a contratação em uma empresa, precisa de uma nova via do documento, já que a sua é de um modelo mais antigo.

— Nas três vezes que fui, eles não estavam mais distribuindo fichas. É ridículo serem entregues apenas 30 senhas presenciais e mais 20 online. Tem gente que precisa da carteira para começar a trabalhar, assim como eu. E se eu perder essa oportunidade de emprego, como fica? É quem está empregado que faz girar a economia— reclama a analista financeira. 

Leia mais
Agendamento para carteiras de trabalho está suspenso pelo site do Sine de Caxias  
Caxias ainda está 16,9 mil vagas distante do que absorvia em 2013 

De acordo com o coordenador do Sine Caxias, Valmir Funari, dos sete servidores responsáveis pelo atendimento ao público, apenas dois estão capacitadas para fazer as carteiras de trabalho. Conforme Funari, são confeccionadas cerca de 50 por dia, sendo 20 via agendamentos e 30 resultantes das fichas distribuídas. São entregues diariamente, segundo o coordenador, 40 documentos.

 _Quando as pessoas chegam até a agência, elas imaginam que todos os atendentes estejam habilitados para confeccionar carteiras. Porém, somente dois têm autorização do Ministério do Trabalho para fazer e entregar o documento. Se tivesse mais gente, eu poderia ampliar o atendimento. Infelizmente, não existe previsão para que sejam treinadas novas pessoas, pois a capacitação ocorre em Porto Alegre e quem decide isso não é a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, mas o Ministério do Trabalho_ explica. 

O coordenador do Sine Caxias comenta, ainda, que o agendamento para fazer a carteira de trabalho, via site do Sine, está bloqueado há pelo menos 15 dias devido a demanda expressiva no município. A expectativa é que seja possível realizar a solicitação de forma online apenas no início do mês de dezembro. Para quem precisa do documento com urgência, a alternativa é buscar agências do Sine na região. Segundo Funari, em Farroupilha os agendamentos online estão sendo marcados para esta semana. 

_ Eu sei que está difícil, entendo a situação de quem precisa. Tem cerca de 70 pessoas que chegam aqui todos os dias para pegar uma ficha e fazer a carteira. Mas não temos como dar conta de toda essa demanda, tem que haver entendimento também de quem busca o serviço.

Para fazer a carteira de trabalho em Caxias é preciso comparecer à agência do Sine, que fica na Avenida Júlio de Castilhos, 1.478, no Centro, portando certidão de nascimento, comprovante de residência, carteira de identidade, CPF. Todos os documentos devem ser originais. As fichas começam a ser distribuídas a partir da abertura da agência, às 8h.

Leia também
Conheça a cidade que tem o mesmo número de habitantes de Caxias do Sul
"A China não é mais concorrente a se temer, mas Santa Catarina é", diz empresário caxiense

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros