Concessão do aeroporto de Caxias pode quadruplicar número de voos, diz secretário estadual de Parcerias Estratégicas - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Hugo Cantergiani28/09/2019 | 13h37Atualizada em 28/09/2019 | 13h37

Concessão do aeroporto de Caxias pode quadruplicar número de voos, diz secretário estadual de Parcerias Estratégicas

Segundo ele, projeto proporcionará ampliar a estrutura operacional do terminal

Concessão do aeroporto de Caxias pode quadruplicar número de voos, diz secretário estadual de Parcerias Estratégicas Jonas Ramos/Agencia RBS
Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

A concessão do aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, poderia quadruplicar a quantidade de voos que operam no terminal. A projeção é do secretário estadual de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, que participou, na última quarta-feira (25), de uma audiência pública sobre o assunto na Câmara de Vereadores.

Leia mais
Concessão do atual aeroporto de Caxias serviria para criar alternativa ao terminal de Porto Alegre
Estado avalia concessão de 15 anos para o aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias
Construção do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias, terá duração prevista de três anos

Conforme Vanuzzi, o baixo número de operações regulares atualmente — quatro por dia — ocorre devido à limitação nas aeronaves que o terminal pode receber. Essas características exigem aviões com capacidade de voar longas distâncias, mas operar em pistas pequenas.

— Das companhias áreas atualmente, são poucas as aeronaves que podem operar em uma pista com 30 metros de largura — aponta Vanuzzi.

O projeto de concessão permitiria, então, ampliar a estrutura operacional do aeroporto, com alargamento de pista e implantação de outros equipamentos. Além disso, o terminal também poderia receber investimentos no atendimento aos passageiros.

A proposta de concessão está desde agosto sob análise do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que avalia incluir o Hugo Cantergiani em um pacote em que estão os aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo. A expectativa é que a definição saia até a próxima semana.

Novo aeroporto

Já a construção do aeroporto de Vila Oliva depende de um longo processo de articulação para definir qual é o papel de cada ente federativo no projeto, segundo Vanuzzi. De acordo com o secretário, as conversas com o município já tiveram início e está em estudo a possibilidade de incluir o novo terminal no plano de concessão do atual aeroporto. Além disso, o secretário disse que é preciso resolver a questão da desapropriação antes de concretizar os próximos passos.

— Não está bem claro para mim se há consenso com os proprietários. Uma desapropriação litigiosa pode levar muito tempo, então não é algo que possa ser feito sem estar bem acordado — explica.

O secretário do Planejamento de Caxias do Sul, Fernando Mondadori, disse que o Estado teria até o fim de setembro para confirmar se pagaria os cerca de R$ 20 milhões, valor que o terreno está avaliado. Atualmente, segundo Vanuzzi, não há recursos disponíveis.

Leia também  
"Expediente politiqueiro", diz Daniel Guerra sobre novo pedido de impeachment
Sétimo pedido de impeachment contra prefeito Daniel Guerra é protocolado na Câmara de Caxias
Câmara de Vereadores analisa pedido da prefeitura de Caxias de financiamento de R$ 15 milhões
Câmara adia projeto que transforma em lei bênção dos freis capuchinhos na Praça Dante, em Caxias  
Protocolado convite para prefeito Daniel Guerra dar explicações à Câmara de Vereadores de Caxias
Desaba argumento da prefeitura de Caxias para impedir eventos na Praça Dante Alighieri
Parada Livre tem apoio da OAB de Caxias do Sul
Prefeito Daniel Guerra nega a bênção que ele já recebeu  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros