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Correios em greve11/09/2019 | 18h45Atualizada em 11/09/2019 | 18h45

Com a greve dos Correios, saiba como organizar suas contas e evitar transtornos

Paralisação é por tempo indeterminado

Com a greve dos Correios, saiba como organizar suas contas e evitar transtornos Bruno Alencastro/Agencia RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
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A greve dos Correios, que ocorre desde terça-feira (10) no Rio Grande do Sul, e por tempo indeterminado, exige atenção, já que, se as contas não chegarem em casa até a data de vencimento, o consumidor não fica isento de pagar o que deve. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) orienta que o ideal é planejar o pagamento das contas, observando a época em que elas costumam chegar. 

Como lidar com as contas:

:: Se perceber que o prazo do vencimento está perto e o boleto não chegou, o consumidor deve se antecipar, entrando em contato com a empresa emissora da conta e solicitando outra forma de realizar o pagamento, como a segunda via do boleto por meio do site da empresa ou a entrega da cobrança por e-mail. Assim, evita pagar juros e multas por atraso, ficar com o nome sujo no mercado ou ter o serviço cancelado.

:: Se, após o contato, a empresa credora não disponibilizar outra forma de pagamento e o consumidor receber a conta com a cobrança de encargos, os valores poderão ser questionados.

:: Com relação aos serviços contratados diretamente nos Correios (por exemplo, envio de Sedex), o IDEC orienta que, se houver atraso na entrega, o consumidor tem o direito de pleitear ressarcimento por eventuais prejuízos sofridos.

:: Faturas de cartões de crédito: entre em contato com a operadora por telefone ou no site. É possível imprimir segunda via da fatura ou conseguir o número do código de barras, por exemplo.

:: Contas de água, luz e telefone: também é preciso entrar em contato com a operadora por telefone ou via site. Muitas empresas costumam enviar torpedos com o código de barras da conta dias antes do vencimento.

:: Para quem precisa enviar encomendas ou correspondência com urgência durante o período de paralisação dos Correios, a recomendação do IDEC é procurar por serviços de entrega alternativos ou privados. O instituto recomenda que o consumidor, ao contratar essas empresas, solicite que o prazo de entrega seja registrado por escrito, o que possibilita a reclamação de eventual prejuízo no caso de atraso.

Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) 

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