Associações de recicladores recebem treinamento em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Licenciamento ambiental03/09/2019 | 22h10Atualizada em 03/09/2019 | 22h10

Associações de recicladores recebem treinamento em Caxias do Sul

Ação integra Projeto Dignidade, lançado em agosto pela prefeitura

Associações de recicladores recebem treinamento em Caxias do Sul João Pedro Bressan / Divulgação/Divulgação
Ação integra Projeto Dignidade, lançado em agosto pela prefeitura Foto: João Pedro Bressan / Divulgação / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Integrantes das 13 associações de recicladores vinculadas ao Município de Caxias do Sul receberam nesta segunda-feira (2) um treinamento sobre licenciamento ambiental promovido pelo comitê gestor da Cadeia Produtiva da Reciclagem (CPR).

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), integrando o Projeto Dignidade, lançado pela prefeitura em agosto.

O treinamento abordou a documentação necessária para retirada da Licença de Operação de Regularização, apontando os requisitos a serem preenchidos pelas associações para que regularizem seus espaços de acordo com o que é preestabelecido pela Semma.

Leia mais
Prefeitura de Caxias lança projeto para melhorar qualidade do material destinado à reciclagem

De acordo com a diretora de Gestão Ambiental da Semma, Andressa Pianegonda, o licenciamento ambiental é fundamental hoje em função do Sistema de Controle de Movimentação de Resíduos e de Rejeitos (MTR), que está em funcionamento desde 2018, sendo um dos principais documentos necessários para que os recicladores estejam cadastrados e regularizados junto ao sistema.

— O nosso objetivo é conscientizar as associações da necessidade deste documento para a atividade que elas exercem e explicar de que forma podem obter este licenciamento — explica.

As associações recebem atualmente 90 toneladas por dia de resíduos, como plásticos, papelão, alumínio, vidro e isopor entregues pela Codeca, oriundos dos contêineres seletivos espalhados por Caxias e também da coleta manual.

São 247 associados que beneficiam indiretamente quase mil pessoas. A distribuição da renda é realizada mensalmente em forma de partilha, chegando a um salário mínimo por reciclador. Cada associação é responsável pelo processo de triagem e comercialização entre os mais diversos compradores e indústria.

As associações conveniadas ao Município são: Interbairros, Serrano, Vida Nova do Fátima, Novo Amanhã, Arca, Monte Carmelo, Clean, Primeiro de Maio, Santa Rita, Belo Horizonte, União dos Catadores, Girassol e Centenário.

Leia também
Confira quais vereadores votaram a favor e contra à admissibilidade do pedido de impeachment de Daniel Guerra
Comerciantes da Rua Os Dezoito do Forte, em Caxias, temem queda nas vendas com retirada de estacionamento
Como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha atraem novos investidores  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros