Apesar da instabilidade do clima, Desfile da Independência ocorreu em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Brasil07/09/2019 | 14h45Atualizada em 07/09/2019 | 16h37

Apesar da instabilidade do clima, Desfile da Independência ocorreu em Caxias

Mais de 50 entidades percorreram a Rua Sinimbu na manhã deste sábado, dia 7.

Apesar da instabilidade do clima, Desfile da Independência ocorreu em Caxias marcelo Casagrande/Agencia RBS
Mais de 50 entidades participaram do Desfile da Independência, na manhã de sábado, dia 7, em Caxias do Sul. Foto: marcelo Casagrande / Agencia RBS

Diferentemente de outras cidades Brasil afora que tiveram seus desfiles cancelados, em Caxias, mesmo com chuva durante quase todo o período da manhã, o evento cívico militar foi realizado. Entre as autoridades, destaque para a presença do Coronel Leandro Fernandes Moraes, Comandante do 3º Grupo de Artilharia Anti Aérea (GAAAE), do Comandante do CRPO/Serra, Coronel Glauco Alexandre Braga, e do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra.

O marco inicial dos festejos de sábado, dia 7 de setembro, ficou por conta do hasteamento da bandeira nacional, que ocorreu por volta das 8h40min, na Praça Dante Alighieri, contando com a participação da banda marcial do 3º GAAAE, de Caxias do Sul.

Durante quatro horas, mais de 50 entidades desfilaram na Rua Sinimbu, sendo que até as 10h3omin choveu bastante. Por isso, que o maior movimento de público se deu da metade para o fim da programação.

O desfile de hoje (sábado, dia 7),  ressalta a data do nascimento do país como uma nação independente — defende o Coronel Leandro Fernandes Moraes, Comandante do 3º GAAAE.

O tema do Desfile da Independência deste ano enaltece a bandeira nacional. O lema, Ordem e Progresso, como explica o Coronel Moraes, se refere ao Positivismo, que tem em Augusto Comte um dos expoentes. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte foi um filósofo francês, conhecido por ter fundamentado, pela primeira vez, a teoria positivista. 

— Ordem e Progresso faz parte do nosso Positivismo cujo lema é "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim".  Então, toda a instituição tem de ser organizada para que possa crescer estruturada — acredita o Coronel Moraes.

A Semana da Pátria encerra-se na tarde de sábado, dia 7, às 17h, com a cerimônia de arriamento da bandeira nacional, na Praça Dante Alighieri.

Leia também:
"Não sou de direita ou de esquerda. A gente tem que dialogar com todos" afirma novo bispo de Caxias
Quem são e o que pensam os caxienses que têm o pensamento mais à esquerda
Quem são e o que pensam os caxienses que têm o pensamento mais à direita


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros