Voltou o frio: chuva congelada é registrada na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Previsão02/08/2019 | 10h15Atualizada em 02/08/2019 | 10h47

Voltou o frio: chuva congelada é registrada na Serra

Previsão indica que pode nevar no final de semana

Voltou o frio: chuva congelada é registrada na Serra Sarah Carvalho/Ageência RBS
Chuva congelada foi registrada no centro de Caxias do Sul por volta das 10h30min Foto: Sarah Carvalho / Ageência RBS

Como a previsão indicava no início da semana, o frio voltou de vez na Serra. No início da manhã desta sexta-feira (2), diversas cidades da Serra amanheceram com temperaturas baixas e algumas até registraram o que é chamado de chuva congelada, como em São José dos Ausentes. Segundo a Defesa Civil de Bento Gonçalves, a chuva congelada foi vista, principalmente, no Centro e em outros quatro bairros da cidade. Em Caxias, o fenômeno ocorreu por volta das 10h30min da manhã desta sexta-feira no centro e vários outros pontos da cidade.

Leia mais
Temperaturas devem cair ainda mais na Serra nesta sexta-feira e há chance de neve   Semana começa com chuva e deve terminar com neve no Estado
FOTOS: confira imagens do inverno nas cidades da Serra
O leite não pode esperar: nem o frio de 0ºC inibe família de agricultores de São José dos Ausentes 

A neve mesmo, segundo a Somar Meteorologia, pode chegar entre o final da tarde desta sexta e a madrugada de sábado (3), mas somente na região dos Campos de Cima da Serra. Em Caxias do Sul, Bento e na Região das Hortênsias existe apenas a possibilidade de chuva congelada. 

— Para o morador ou turista que quer ver neve, a sugestão é seguir para as áreas mais altas, nos Campos de Cima da Serra, nas cidades de Bom Jesus, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, por exemplo. Nesses locais a chance da ocorrência do fenômeno é maior se comparado com regiões com altitude um pouco menor — explica o meteorologista Nelson Oliveira.

Ainda conforme a Somar, no domingo a umidade se afasta e as temperaturas tendem a cair ainda mais. Com isso, está prevista a formação de geada em diversos pontos da região. O último registro de neve na Serra ocorreu no início do mês de julho.  Segundo a Somar, o fenômeno ocorreu em pelo menos oito municípios de diferentes regiões: em Cambará do Sul e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, em Gramado, Canela e São Francisco de Paula, na Serra, e em Riozinho (perto de Igrejinha), Pinheiro Machado e Pelotas, no Sul. 

Neve foi registrada em pelo menos cinco cidades da Serra e Campos de Cima da Serra
Meteorologia não descarta neve de novo na noite deste sábado na Serra 

Neve X chuva congelada 

A neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados. Esses cristais são formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. Já a chuva congelada é tipo um granizo miúdo faz barulho quando cai. Em muitos casos, o fenômeno antecede a neve em si e por isso é fácil confundir as duas coisas.

Leia também
Motorista embriagado bate caminhão em barranco e veículo pega fogo em São Marcos
Prefeito de Caxias do Sul não sanciona nem veta projeto contra machismo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros