Um desafio para o turismo em Bento Gonçalves - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Comunidade11/08/2019 | 18h30Atualizada em 11/08/2019 | 18h30

Um desafio para o turismo em Bento Gonçalves

Trecho entre as estações de Bento e Jaboticaba está morrendo e sendo enterrado

Um desafio para o turismo em Bento Gonçalves Dorvalino Sonaglio/Divulgação
Entre Bento e Jaboticaba, são 49 quilômetros de túneis, belos cenários e linha férrea que se deteriora Foto: Dorvalino Sonaglio / Divulgação

Aproveitando a data que este sábado, 10 de agosto, assinalou os 100 anos da chegada do trem em Bento Gonçalves, vale resgatar a situação do trecho entre as estações de Bento e Jaboticaba. É um percurso de 49 quilômetros em um cenário sem igual, deslumbrante, entre vales, parreirais e montanhas onde o verde ainda é preservado, e mais, com oito túneis integrados à natureza. Este trajeto está morrendo e sendo enterrado. Quem reitera o alerta e envia fotos é o leitor Dorvalino Sonaglio.

Leia mais
Símbolo de revolução econômica na região, estação ferroviária de Bento Gonçalves completa 100 anos

De Bento até Carlos Barbosa, a estrada de ferro tem importante aproveitamento turístico em parceria com a iniciativa privada. Para o lado de Jaboticaba, ao contrário, o que se vê, cada vez mais, são o abandono e a deterioração, a estrada de ferro desaproveitada e desaparecendo aos poucos, enredada na burocracia e na falta de iniciativa. O obstáculo intransponível há anos tem sido o licenciamento por parte do Ibama.

O trecho clama por aproveitamento turístico, que pode ser traduzido em mais desenvolvimento e geração de empregos — sem falar na recuperação da malha para outras finalidades. O turismo em Bento Gonçalves, tão reconhecido por uma série de iniciativas importantes, precisa responder a este desafio: não deixar desaparecer a estrada de ferro entre Bento e Jaboticaba.

Leia também
Preço médio da gasolina em Caxias do Sul volta a cair após alta da semana anterior, aponta pesquisa
Famílias precisam cortar gastos para não se endividar
Rede de franquias inaugura sua 4ª academia em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros