Sindipetro Serra Gaúcha responde a leitor sobre preço da gasolina - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Seção do leitor27/08/2019 | 06h00Atualizada em 27/08/2019 | 06h00

Sindipetro Serra Gaúcha responde a leitor sobre preço da gasolina

Opiniões foram publicadas no Pioneiro desta terça-feira

Sindipetro Serra Gaúcha responde a leitor sobre preço da gasolina Luan Zuchi/
Foto: Luan Zuchi
Pioneiro
Pioneiro

PAPEL DO VEREADOR
É recorrente, neste espaço, eleitores cobrando que vereadores se ocupem no conserto de ruas, calçadas, assiduidade de médicos nas UBS, etc. Sabedores que esta tarefa pertence unicamente ao prefeito, podemos deduzir que o mesmo não está performando. Vereadores são eleitos democraticamente para, em nome do povo, fiscalizar atos e ações do prefeito, e com diálogo buscar o melhor para a coletividade. A propósito: quando um  vereador, a pedido de um eleitor, aciona seus contatos na prefeitura para agilizar uma demanda, torna-se, antes de mais nada, um “fura-fila” do Alô Caxias, prejudicando o cidadão que, seguindo normas da própria prefeitura, fez a solicitação corretamente.
Cláudio Zang
Autônomo, Lourdes

Leia mais
Confira outras publicações do Espaço do Leitor  

AMBULANTES EM ÔNIBUS 2
Em resposta ao leitor Anderson Palhano, autor da carta Ambulantes nos ônibus, publicada na edição do dia 22 de agosto: se você não gosta de ser incomodado, vai de carro, o transporte como o próprio nome diz é público e todos têm o direito de usá-lo. O que você presencia é arte urbana e deve ser apreciada como tal, você não é obrigado a pagar por ela, é gratuita. O país está nesta miséria e o número de desempregados só cresce, porque pessoas como você, sem empatia, se preocupam somente com a própria realidade. O problema da fome e miséria do povo é assunto de todos nós. Se hoje você é privilegiado e tem um emprego nada lhe dá garantias de que o amanhã não seja diferente.
Viviane Novello
Relações Públicas, Ana Rech

RESPOSTA DO SINDIPETRO
Em resposta à carta Preço da gasolina, de Pedro Gilberto Aloise, publicada na edição do dia 22 de agosto: caro Pedro, com certeza, como economista, você deve saber que as alíquotas de ICMS variam muito de um Estado para outro. Além disso, o preço de pauta também é diferenciado e impacta significativamente no valor final ao consumidor. Ainda deve ter conhecimento de que o setor de combustíveis conta com apenas três “elos” (refino, distribuição e revenda) e todos os preços praticados devem ser informados semanalmente ao órgão regulador, a ANP. Se você pesquisar, saberá que, muitas vezes, um posto da região metropolitana compra o combustível por um preço mais baixo do que um da Serra, por exemplo. Aí, obviamente, há diferença de valores. Por que um dos elos faz essa diferenciação? Talvez porque a Constituição Federal prevê o livre mercado no Brasil.
Eduardo D’Agostini Martins
Presidente do Sindipetro Serra Gaúcha

SEGURANÇA NAS ESCOLAS
É necessário reforço na segurança próximo às escolas e, principalmente, no centro da cidade para que nossos adolescentes fiquem seguros de assaltos e vendas de drogas.
Arthur Debaco
Estudante, Cristo Redentor

Leia também
Saiba quais são as possíveis áreas para implantação do porto de Arroio do Sal
"Elas poderiam não estar mais aqui", diz familiar de jovem ferida em parque de Nova Roma do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros