Professores e funcionários de escolas de Farroupilha terão de ser capacitados em primeiros socorros - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Educação01/08/2019 | 16h45Atualizada em 01/08/2019 | 17h10

Professores e funcionários de escolas de Farroupilha terão de ser capacitados em primeiros socorros

Lei foi sancionada nesta semana

 

Uma lei, que entrou em vigor nesta semana, obriga funcionários e professores de escolas de Farroupilha  a terem orientações sobre como aplicar os primeiros socorros. A proposição determina que trabalhadores das instituições da rede privada e pública, incluindo as de educação infantil e entidades de recreação, façam o treinamento. Os estabelecimentos também terão que expor a certificação que comprove a capacitação. 

O projeto, que passou pela Câmara de Vereadores, define que a obrigatoriedade está em vigor a partir da publicação da lei, que ocorreu na quarta-feira (31). O descumprimento da lei gerará notificação. Em caso de reincidência, instituições da rede particular podem ter o alvará de funcionamento cassado. No caso de escolas públicas, está prevista a responsabilização patrimonial do agente público. O texto não indica como será feita a fiscalização. 

A proposição partiu do Poder Legislativo por meio do vereador Jonas Tomazini (MDB), mas, por ter vício de origem, o que significa que não poderia ter partido do Legislativo, precisou  voltar à pauta da Câmara como proposta da prefeitura. Diferentemente da iniciativa do parlamentar, a lei não obriga a orientação para os estudantes.

Na justificativa do projeto de lei, a prefeitura destaca a importância do treinamento em casos de acidentes com crianças. Cita ainda uma legislação federal de 2018, conhecida como Lei Lucas, criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, 10 anos. O menino morreu em setembro de 2017, depois de se engasgar comendo um cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP).

Leia também
Caxias do Sul tem 400 novos casos de câncer de pulmão por ano
Câmara de Caxias aprova projeto que prevê alerta sobre proibição do uso de formol em salões de beleza
Lei do IPTU sustentável começa a valer em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros