Prefeitura vai construir rampas em 348 passeios públicos de Gramado - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Acessbilidade28/08/2019 | 13h33Atualizada em 28/08/2019 | 13h33

Prefeitura vai construir rampas em 348 passeios públicos de Gramado

Licitação para as obras ocorre na próxima segunda-feira (2)

Prefeitura vai construir rampas em 348 passeios públicos de Gramado Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A prefeitura de Gramado lançou uma licitação para executar obras em 348 passeios públicos do município. Serão construídas rampas em locais que estão em desacordo com a norma que trata da acessibilidade nos ambientes públicos.  

A construção das rampas é fruto de um estudo elaborado pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. A seleção das empresas interessadas ocorre na próxima segunda-feira (2), às 14h, na sede da prefeitura de Gramado, localizada na Av. das Hortênsias, nº 2029. A proposta com o menor preço será a escolhida para executar as adequações.  

Conforme o titular da pasta, Luiz Quevedo, as rampas serão padronizadas, em um primeiro momento, no Centro; depois, as obras alcançarão os bairros.  

— Fizemos um levantamento e constatamos que muitos locais que possuem travessia de pedestres não estão de acordo com a norma, sem rampa de acessibilidade, obrigando o pedestre a transpor um obstáculo de até 20 centímetros de altura. Às vezes, até desviando de um poste — afirma o secretário.  

Ainda de acordo com o secretário, o Plano de Mobilidade Urbana estabelece correções em irregularidades nas calçadas. As informações sobre as normas que devem ser obedecidas por profissionais da construção civil estão contidas na Cartilha Calçada Legal, lançada pela prefeitura na terça-feira (20) da semana passada. 

Entre as recomendações, estão a aplicação do piso tátil, o padrão do rebaixamento para acesso de veículo em garagem e estacionamento, a largura da calçada e do canteiro e a utilização do material mais seguro para o pedestre.  

Leia também
Foragido é capturado após roubo a residência em Caxias do Sul
Trânsito é interrompido na BR-116 entre Vacaria e São Marcos nesta quarta-feira  
"As redes sociais dão voz aos idiotas", diz goleiro do Juventude sobre acusação de entregar jogo 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros