Prefeitura e Brigada apreendem 29 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Ambiente21/08/2019 | 20h05Atualizada em 21/08/2019 | 20h05

Prefeitura e Brigada apreendem 29 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Caxias

Ação ocorreu na tarde desta quarta-feira no bairro Vila Ipê

Prefeitura e Brigada apreendem 29 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Caxias Divulgação / Prefeitura Caxias do Sul/Prefeitura Caxias do Sul
Foto: Divulgação / Prefeitura Caxias do Sul / Prefeitura Caxias do Sul

Vinte e nove aves silvestres foram apreendidas em uma ação conjunta entre o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul, e a Polícia Ambiental da Brigada Militar. O fato ocorreu  na tarde desta quarta-feira (21) em uma casa do bairro Vila Ipê.

Leia mais
Quase 150 aves são resgatadas de cativeiros em Caxias do Sul
Mais de 80 aves são encontradas em situação de maus-tratos em Caxias do Sul
Papagaios são apreendidos no interior de Caxias
Patrulha Ambiental apreende filhotes de papagaio em propriedade no interior de Ipê

O morador não tinha autorização do órgão ambiental competente para manter as aves. Entre as espécies havia azulões, canários da terra, trinca-ferros e pintassilgos. A situação foi denunciada por meio da linha verde do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e diretamente à Semma.

As aves que apresentarem boas condições serão soltas. As demais, serão encaminhadas ao  Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Porto Alegre. O morador responderá por crime ambiental, mediante a assinatura de um Termo Circunstanciado junto à Brigada Militar.

Pelo menos outras quatro apreensões de pássaros foram realizadas neste ano. A maior ocorreu em maio, quando 150 aves foram resgatadas.

Denúncias desse tipo podem ser encaminhadas ao Ibama, pela Linha Verde, no telefone   0800 61 8080 ou no site ibama.gov.br. Os casos também podem ser direcionados ao Departamento de Proteção e Bem Estar Animal pelo 3901-1445. 

Leia também:
Médico acha difícil idoso ter ficado mais de 40 horas em mata, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros