Moradores da zona norte de Caxias do Sul reclamam de água suja  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Abastecimento 14/08/2019 | 12h32Atualizada em 14/08/2019 | 14h12

Moradores da zona norte de Caxias do Sul reclamam de água suja 

Samae afirma que uma obra foi realizada na região no domingo e que isso possa ter causado o problema

Moradores da zona norte de Caxias do Sul reclamam de água suja  Rosely Hannig / Divulgação/Divulgação
Moradores da zona norte de Caxias reclamam de coloração escura da água Foto: Rosely Hannig / Divulgação / Divulgação

Moradores do Loteamento Brandalise, Parque Alvorada e do bairro Pedancino, na zona norte de Caxias do Sul, reclamam da água suja que tem chegado às casas entre a noite de terça (13) e a manhã desta quarta-feira (14). A coloração marrom do líquido manchou, inclusive, peças de roupas. Leitores abastecidos pelo sistema Maestra encaminharam à reportagem fotos e vídeos que mostram a água escurecida que sai das torneiras. 

A moradora do Parque Alvorada Ivanete Catelli afirma que a água está escura há dias, mas a situação piorou ainda na noite de terça. 

— A água está saindo escura há algum tempo, e acabamos não reclamando, mas nesta terça meu filho estava tomando banho e ele gritou porque se assustou ao ver a cor da água. Parecia esgoto saindo do chuveiro. Estamos preocupados porque a água sai bem escura da torneira e, se ficar numa vasilha, ela acumula de um jeito estranho, não sei explicar; não parece barro, é outra coisa. 

Veja o vídeo 

Ela acrescenta que entrou em contato com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para relatar o problema. 

— O Samae informou que as equipes fariam uma descarga, mas a água continua suja.

Moradores reclama que água que sai das torneiras está com coloração escura Foto: Lindomar Eberle / Divulgação

A moradora Rosely Hannig afirma que, desde a semana passada, a água está escura como carvão. Ela conta que a situação melhorou nos últimos dias, mas o problema retornou nesta quarta (14).

— Estraguei dois jogos de lençol. Não dá nem para escovar os dentes. Liguei três vezes para reclamar, mas o Samae não manda ninguém para verificar a situação. Eles fizeram uma limpeza na rede na semana passada, e agora voltou. Queremos providências, não podemos receber a água dessa cor. Parece carvão saindo das torneiras. Estou indignada porque estamos perdendo roupas aqui e ninguém resolve a situação. 

Moradora reclama que água suja tem estragados roupas e lençóis Foto: Rosely Hannig / Divulgação

CONTRAPONTO 

O que diz o Samae 

Durante a manhã, procurado pela reportagem, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informou que não havia registro de obras naquela localidade que pudesse provocar alteração na água. No entanto, no início da tarde, a autarquia informou que, no último domingo, (11), uma obra para troca de bomba foi feita na região. O Samae ainda informou que equipes técnicas estão fazendo descargas de rede para tentar solucionar o problema. A previsão de normalização do abastecimento de água limpa é de um a dois dias, segundo o Samae.

Por meio da assessoria de imprensa, o Samae orienta a comunidade a entrar em contato pelo telefone 115 para solicitar descarga na rede caso perceba que a água que sai das torneiras está turva. O Samae ressalta ainda que, caso algum morador entender que houve algum dano por causa da sujeira na tubulação vinda da rede pública, deve procurar a Seção de Atendimento do Samae para receber orientação. 

Leia também
Duas empresas têm proposta classificada em edital de gestão da nova UPA de Caxias 
Mulher é agredida pelo namorado com facada e mordida em Caxias
Sine oferece atividades voltadas aos jovens nesta quarta-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros