Mesmo com Campanha do Agasalho encerrada, municípios da Serra ainda recebem doações - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Solidariedade06/08/2019 | 11h02Atualizada em 06/08/2019 | 11h14

Mesmo com Campanha do Agasalho encerrada, municípios da Serra ainda recebem doações

Em Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Flores da Cunha, o período de arrecadação foi encerrado

Mesmo com Campanha do Agasalho encerrada, municípios da Serra ainda recebem doações Divulgação/
Campanha do Agasalho de Flores da Cunha foi encerrada no último domingo (28) Foto: Divulgação

Encerrada no mês de julho em diversos municípios da Serra Gaúcha, a campanha do agasalho alcançou a meta em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha. Mas isso não impede que as cidades continuem a arrecadação ao longo do ano. 

Leia mais
Campanha do Agasalho de Bento arrecadou 62 mil peças
Campanha do Agasalho arrecadou mais de 235 mil peças em Caxias do Sul
Prefeitura de Farroupilha lança campanha do agasalho pet 

Em Flores da Cunha, a campanha foi encerrada no dia 28 de julho e recebeu mais de 22 mil doações. De acordo com a chefe de departamento da Comissão Assistencial, Silvia Tomazzo, a meta era alcançar cerca de 20 mil peças, número próximo ao arrecadado no ano anterior. 

As doações começaram a ser distribuídas ainda na primeira semana de campanha, iniciada em 19 de maio. Conforme Silvia, as peças foram suficientes para atender toda a população que vive em vulnerabilidade social no município. 

A distribuição ocorre em dois dias da semana, na sede da Comissão Assistencial, localizada na Rua Heitor Curra, nº 3320, no Bairro União. As doações ocorrem nas segundas-feiras, das 8h30min às 11h30min, e nas quartas-feiras, das 13h30min às 17h. 

— As peças são colocadas dentro de uma sala. Então, nestes dias (segunda e quarta), recebemos as pessoas que precisam das doações. Elas entram na sala e podem levar até 30 peças por mês — explica a chefe de departamento da Comissão Assistencial.

Para ser contemplado com as doações, o cidadão precisa realizar um cadastro que comprove a situação de vulnerabilidade social. Para isso, é necessário comparecer na Comissão Assistencial portando cartão SUS, carteira de identidade e CPF.

Mesmo com o fim da campanha, ainda é possível realizar doações de peças de roupa, calçados e utensílios como cobertas e lençóis na Comissão Assistencial.

Em Caxias, as doações ultrapassaram as 230 mil peças. De acordo com a prefeitura, mais de 70 mil pessoas já foram beneficiadas.  Ao longo do ano, é possível realizar as doações na Fundação Caxias, de forma presencial das 8h ao meio-dia e das 13h15min às 17h30min. O órgão recebe roupas, calçados, brinquedos, eletrodomésticos e móveis. Em caso de móveis, a Fundação Caxias pode realizar a coleta da doação. Para isso, é necessário que o interessado entre em contato pelo telefone (54) 3223-0528. 

Em Bento Gonçalves, foram mais de 62 mil peças arrecadadas. De acordo com a primeira-dama de Bento Gonçalves, Cynthia Pasin, os bairros mais carentes receberam as doações em pelo menos duas ocasiões durante a campanha. 

Durante o ano, também é possível realizar doações, inclusive de móveis e eletrodomésticos. Para isso, é necessário entrar em contato com o Gabinete da Primeira-Dama ou com a Secretaria de Habitação e Assistência Socia; ambos realizam o recolhimento dos itens. 

Em Farroupilha, não houve campanha do agasalho, mas é possível realizar doações durante todo o ano no Banco Social, localizado na Rodovia dos Romeiros, KM 1, bairro Nova Vicenza. São recolhidas roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos. Também é possível que o órgão realize o recolhimento; para isso, é preciso entrar em contato pelo telefone (54) 3268-3211 para fazer o agendamento. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Farroupilha, o Banco Social realizou uma ação no dia 20 de julho que distribuiu mais de 13 mil peças de roupa e mil calçados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste dia, houve transporte gratuito nos bairros mais carentes para que os cidadãos tivessem fácil acesso à ação. 

O município também está realizando a campanha do agasalho pet com a intenção de arrecadar itens e transformá-los em camas e cobertores para animais. Na última semana, as 44 primeiras caminhas, além de almofadas e cobertas, foram entregues aos animais. A campanha segue durante o mês de agosto. Os interessados em contribuir podem se dirigir ao Departamento de Controle e Proteção Animal de Farroupilha, que fica na rua 14 de Julho, 710, bairro Centro, ou entrar em contato pelo telefone (54) 3261.7914 para que o Departamento faça o recolhimento.  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros