Manifestantes protestam em defesa da Amazônia no centro de Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Queimadas 24/08/2019 | 17h51Atualizada em 24/08/2019 | 17h54

Manifestantes protestam em defesa da Amazônia no centro de Caxias

Grupo mobilizou a comunidade para lutar pela preservação do meio ambiente 

Manifestantes protestam em defesa da Amazônia no centro de Caxias Aline Ecker/Agência RBS
Manifestantes protestam em defesa da Amazônia no centro de Caxias Foto: Aline Ecker / Agência RBS

Dezenas de manifestantes,  a maioria adolescentes e jovens, protestaram contra a destruição e o aumento das queimadas na Amazônia. O grupo se reuniu a partir das 16h deste sábado na praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul. Com cartazes, desenhos no rosto e pinturas nas calçadas, eles mobilizaram a comunidade a lutar pela preservação do Meio Ambiente. 

Leia também
Maquiadora de Bento Gonçalves vira alvo de críticas ao desenhar uma girafa em protesto contra queimadas na Amazônia
"Eu fui só desenhando" diz maquiadora de Bento Gonçalves que desenhou girafa em protesto contra queimadas na Amazônia

A ideia de promover uma ação em defesa da Amazônia partiu das estudantes do segundo ano do Ensino Médio da escola Irmão José Otão, Priscila Lima, 17 anos e Laura da Cruz Ovelar, 16. Laura conta que elas estavam conversando sobre as queimadas que estão acontecendo na Amazônia, no estado de Rondônia, há pelo menos 20 dias e decidiram se mobilizar para conscientizar a comunidade e cobrar ações do poder público. 

— A luta pela Amazônia é coletiva. Essa luta pela defesa do meio ambiente passa pela nossa geração e cabe a nós promover mudanças para preservar o ecossistema. Decidimos lutar, e não ficar apenas vendo o que tem acontecido. Todos esses atos, mesmo que pequenos vão despertar a consciência coletiva_acredita Laura. 

Para a bióloga Bruna Mallmann, 27 , quando se fala em meio ambiente é preciso ter em mente que se trata do mundo todo, uma vez que as interferências afetam não apenas o Brasil.

Manifestantes protestam em defesa da Amazônia no centro de Caxias
Bióloga Bruna Mallmann participou da ação em defesa da Amazônia Foto: Aline Ecker / Agência RBS

— Meu propósito é ser uma via de comunicação para que as pessoas entendam a importância dos recursos naturais para o mundo todo. Esses atos são um grito de socorro. Precisamos pensar em como provocar menos impacto ao meio ambiente_ressalta ela. 

A fonoaudióloga Nara Marize Salamoni, 52, destacou a importância dos jovens na mobilização. 

— A Amazônia é o pulmão do mundo e é maior do qualquer partido político ou questão ideológica. Os jovens estão aqui para lutar pelo futuro e para mostrar qual é o futuro que querem e que eles vão construir_afirma. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao mesmo período do ano passado. Esta é a maior alta e também o maior número de registros em 7 anos no país.

Leia também
Remoção de caminhão que tombou e matou bois prejudica trânsito na ERS-122, em São Vendelino 
"Hoje faço parte dos 12 milhões de desempregados do Brasil", afirma ex-deputado federal Mauro Pereira na convenção do MDB em Caxias 



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros