Frio aumenta na Serra e chance de neve cresce para os próximos dias  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Inverno12/08/2019 | 17h09Atualizada em 12/08/2019 | 17h09

Frio aumenta na Serra e chance de neve cresce para os próximos dias 

Temperaturas negativas podem ser registradas na quinta-feira 

Frio aumenta na Serra e chance de neve cresce para os próximos dias  Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Depois de dias com temperaturas de primavera, a semana começou com marcas em queda e chuva na Serra. E para quem gosta de temperaturas baixas, uma boa notícia: a sensação de frio deve aumentar ao passar dos dias com a presença de uma massa de ar polar que afasta as áreas de instabilidade. Com isso, não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve nas áreas mais elevadas da região entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira. 

O frio começa a ficar mais intenso, de acordo com a Somar Meteorologia, já no período da noite desta segunda-feira (12). A partir disso, na terça-feira, as mínimas nos pontos mais altos da Serra ficarão perto dos 5°C. Com isso, a possibilidade de neve aumenta por uma combinação de dois fatores: o frio intenso e a umidade. 

— Dessa vez, a condição (de neve) é pequena. Deve ser algo mais pontual, junto com chuva congelada, mas não um fenômeno intenso. A possibilidade é menor do que as últimas previsões que tivemos na região serrana — explica o meteorologista Fábio Luengo, da Somar.

Ainda na quarta-feira (14), a massa de ar polar continua atuando em todo o Rio Grande do Sul.

Frio Intenso 

Se engana quem pensa que o frio mais intenso dos próximos dias virá junto com a neve. O dia mais gelado da semana deve ser a quinta-feira, quando as mínimas estarão perto dos 0°C. Em São José dos Ausentes, por exemplo, de acordo com a Somar Meteorologia, podemos ter temperaturas negativas nas primeiras horas antes do amanhecer. 

— Vem esse frio forte, mas ele é pouco duradouro, Tanto é que na sexta-feira já podemos ter temperaturas acima dos 20°C na maioria das cidades da Serra — ressalta Fábio. 

As ondas de frio não serão muito frequentes nesse final de inverno, estação que se encerra no dia 21 de setembro. Conforme os mapas da Somar, teremos dias bem gelados ainda nesse mês: entre os dias 19 e 20, e entre 29 e 31.

"Montanha-russa das temperaturas" 

Uma das principais características desse inverno na Serra foi a grande variação nas temperaturas, de acordo com o meteorologista. Depois de dias frios, o próximo final de semana volta a ter temperaturas altas, quando os termômetros podem marcar até 30°C.  

— Isso é o que chamamos de "veranico" — complementa o meteorologista.

 Leia também
Mais de mil empresas de transporte devem realizar vistoria obrigatória em Caxias do Sul até setembro
Novos soldados da Brigada Militar na Serra devem se apresentar na semana que vem
"Teria muitas coisas boas para dizer sobre ele", diz amigo de motociclista morto em acidente, em Caxias

r sobre ele", diz amigo de motociclista morto em acidente, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros