Falta de iluminação inibe ocupação de espaços públicos e motiva mobilização em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Parques e praças às escuras01/08/2019 | 21h05Atualizada em 01/08/2019 | 21h12

Falta de iluminação inibe ocupação de espaços públicos e motiva mobilização em Caxias

Grupo realizou caminhada com lanternas no Parque dos Macaquinhos

Falta de iluminação inibe ocupação de espaços públicos e motiva mobilização em Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Caminhada com lanternas percorreu pontos escuros do Parque dos Macaquinhos com o intuito de sensibilizar o Poder Público da cidade Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Em Caxias do Sul, cidade conhecida e procurada pelas oportunidades a quem busca trabalho, o direito ao lazer parece estar sendo deixado de lado. Mesmo com as temperaturas amenas de um inverno atípico, os espaços públicos destinados ao descanso e à prática de esportes encontram-se praticamente vazios a partir do entardecer - que agora seguirá um padrão contínuo com a extinção do Horário Brasileiro de Verão.

Sem iluminação pública adequada, a sensação de insegurança aumenta e os trabalhadores caxienses acabam recolhendo-se mais cedo. Na noite desta quinta-feira (1º), a situação precária da iluminação no Parque Getúlio Vargas, o Parque dos Macaquinhos, registrada há pouco mais de um mês, motivou uma mobilização encabeçada pela Câmara da Indústria e Comércio (CIC) Jovem, em parceria com os setores jovens da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Caxias. Cerca de 15 pessoas participaram de uma caminhada com lanternas visando sensibilizar o Poder Público e a sociedade em relação ao caso.

Leia mais
Parque dos Macaquinhos está novamente às escuras em Caxias 

— É uma área de lazer de toda a sociedade caxiense. A iluminação é o principal ponto agora, mas a gente nota que não é apenas isso, o local está abandonado já faz um tempo. Outras áreas públicas de Caxias também estão sendo deixadas de lado — comenta o coordenador da CIC Jovem, William Oliveira, que percorreu com o grupo trechos escuros do parque, incluindo a pista de skate do complexo.

De acordo com ele, com a organização da caminhada no parque, outros locais, como o estacionamento dos Pavilhões da Festa da Uva, também foram apontados como problemáticos para a circulação durante a noite, por conta da falta de iluminação adequada.

Quem ainda ocupa os espaços, acaba convivendo com a situação precária da iluminação pública na cidade.

— Às vezes eu gostaria de dar uma caminhada, mas é muito perigoso — afirma o comerciário Carlos Antônio de Moura, 50.

Praticamente na escuridão, o morador do bairro Cruzeiro costuma frequentar a pequena praça localizada atrás do Monumento ao Imigrante, enquanto aguarda sua filha que desloca-se da Universidade de Caxias do Sul até a Estação Principal de Integração (EPI) Imigrante.

Luz incentiva o movimento

Na mesma noite em que o Monumento ao Imigrante estava às escuras, terça-feira, 23, com poucas pessoas no local (apesar do movimento no entorno) a Praça Dante Alighieri encontrava-se cheia de pessoas. Tatiane Hennika, 25, era uma delas. As boas condições de iluminação no local foram um dos motivos que a fizeram sentir-se segura para descansar, entre um compromisso e outro, sentada no banco, apreciando o chafariz.

— Está bem iluminado e o espaço também está mais aberto, aproveitei pra fazer umas fotos do chafariz que está bem bonito também — afirmou a gerente de lancheria, que mora no Desvio Rizzo.

Confira como está a iluminação pública nos locais verificados pela reportagem:

:: Parque dos Macaquinhos (Parque Getúlio Vargas)

Boa parte encontra-se às escuras há pouco mais de um mês. Quem chega ao local encontra todos os acessos iluminados apenas pelos postes das ruas que circundam o parque. Uma das principais entradas, na esquina da Rua Dr. Montaury com a Rua Dom José Baréa, próximo à sede da Brigada Militar, encontra-se completamente sem iluminação até o centro do parque, onde poucas pessoas circulam à noite.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/07/2019 -  Reportagem verificou situação da iluminação em espaços públicos.NA FOTO: Parque dos Macaquinhos. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A falta de iluminação é recorrente no local, mas ocorre desde que ladrões furtaram os cabos provisórios que mantinham parte das luminárias em funcionamento. A fiação original, trifásica, foi levada no final de abril. A retomada da depende agora da entrega dos cabos trifásicos que, segundo a Secretaria, estão sendo adquiridos via dispensa de licitação. A pasta informou que o fornecedor já está selecionado e a formalização da compra está em andamento.

Antes, o local por onde passavam os fios já era subterrâneo, mas as caixas com cabeamento não eram. Para evitar novos episódios de furto, a Secretaria de Obras vai instalar as novas caixas de concreto totalmente abaixo do nível do solo. Ao todo, foram produzidas 20 novas caixas de concreto para a instalação.

:: Monumento ao Imigrante

A iluminação voltada para o monumento (duas lâmpadas) estava apagada. Ela fica no escopo de manutenção da Secretaria de Obras, porque os refletores estão junto aos postes. A assessoria da pasta disse não ter recebido reclamações referentes ao não funcionamento mas irá verificar a situação apontada pela reportagem.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/07/2019 -  Reportagem verificou situação da iluminação em espaços públicos. NA FOTO: Monumento ao Imigrante. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A pracinha localizada atrás do monumento encontra-se completamente às escuras, sendo o espaço de responsabilidade da Secretaria de Cultura, segundo informado pela Secretaria de Obras. Às 17h15min de ontem, ninguém encontrava-se na secretaria para esclarecer a situação.

:: Praça Dante Alighieri

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/07/2019 -  Reportagem verificou situação da iluminação em espaços públicos. NA FOTO: Praça Dante Alighieri. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Dos mais de cinquenta postes instalados no local, apenas três encontravam-se apagados na noite da verificação. Luzes do chafariz também estavam funcionando.

:: Praça da Bandeira (Praça Dante Marcucci)

Iluminada, com apenas um dos postes apagados. O monumento no centro da praça, porém, encontra-se completamente abandonado, sem iluminação ornamental que destaque a bandeira hasteada.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/07/2019 -  Reportagem verificou situação da iluminação em espaços públicos. NA FOTO: Praça da Bandeira. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A Secretaria de Obras disse que é responsável pela manutenção da iluminação enquanto a iluminação ornamental seria responsabilidade da Cultura.

:: Praça João Pessoa

Iluminação está em boas condições, algumas pessoas encontravam-se no local no momento da verificação. A estrutura do local, principalmente em relação aos bancos, está precária e o busto em homenagem ao personagem que dá nome à praça encontra-se deteriorado, sem identificação.

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/07/2019 -  Reportagem verificou situação da iluminação em espaços públicos. NA FOTO: Praça João Pessoa. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

De acordo com a Secretaria de Obras, este tipo de manutenção cabe ao setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), com a qual a reportagem também não conseguiu contato ontem.

:: Pavilhões da Festa da Uva

No início da noite de ontem, pelo menos 15 pessoas se exercitavam no pátio do estacionamento dos Pavilhões da Festa da Uva. O local, bastante procurado por moradores próximos, não conta com iluminação adequada para este tipo de atividade. Em uma área ampla, apenas três lâmpadas encontravam-se acesas, deixando diversos pontos com baixa visibilidade até mesmo para caminhada. O local está sob cuidados da administração da Festa da Uva, com quem a reportagem não conseguiu contato ontem.

:: Praça das Feiras / Estação Férrea

Verificados pela reportagem na noite de ontem, ambos espaços encontram-se bem iluminados, com movimento principalmente de pessoas se exercitando e frequentadores dos bares da região.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 01/08/2019 - Iluminação em espaços públicos está precária. NA FOTO: praça das feiras.  (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Leia também
Estado tentará manter Caxias do Sul na Região Uva e Vinho
Médico espanhol especialista em câncer de pulmão participa de workshop em Caxias e alerta: "Pare de fumar"
Caxias do Sul tem 400 novos casos de câncer de pulmão por ano
Caxias do Sul pode ter agência municipal de empregos 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros