Cães e gatos em situação de maus-tratos são recolhidos em casa de moradora de Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Ambiente02/08/2019 | 15h49Atualizada em 02/08/2019 | 15h49

Cães e gatos em situação de maus-tratos são recolhidos em casa de moradora de Caxias

Imóvel não tinha condições de abrigar animais

Cães e gatos em situação de maus-tratos são recolhidos em casa de moradora de Caxias Paulo Cesar dos Santos / Prefeitura Caxias do Sul/Prefeitura Caxias do Sul
Foto: Paulo Cesar dos Santos / Prefeitura Caxias do Sul / Prefeitura Caxias do Sul

Servidores do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul, recolheu 13 gatos e dois cães em uma casa no bairro Charqueadas na manhã desta sexta-feira. A moradora, uma mulher de 64 anos, considerada um acumuladora compulsiva, foi atendida pelo serviço de assistência do município e o imóvel passa por limpeza. 

A ação foi motivada por uma ação que tramitava na justiça há algum tempo no âmbito da Secretaria de Saúde. Segundo Paulo Cesar dos Santos, diretor do departamento, como o caso envolvia animais, a secretaria pediu o apoio da Semma. A equipe já havia ido duas vezes ao local, mas não tinha conseguido acesso ao interior do imóvel. Diante disso, foi solicitado um mandado de busca e apreensão que foi expedido pela Justiça e cumprido nesta manhã. 

Além do departamento, participaram da ação a Fundação de Assistência Social (FAS), Vigilância Ambiental e Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Como a  moradora não estava em casa, um cadeado que trancava a porta foi rompido para possibilitar a entrada dos servidores e o resgate dos animais.

Foto: Paulo Cesar dos Santos / Prefeitura Caxias do Sul

Ainda conforme Santos, a condição de maus-tratos aos animais é caracterizada devido à situação do ambiente. Além disso, foram localizados dois gatos mortos em estado de decomposição dentro da casa e um cão apresenta sarna. Os demais bichos aparentavam estar bem.

Os animais serão levados para a Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde passarão por exames. Também serão feitas avaliações para castração. Após a recuperação, eles serão levados ao Canil Municipal, onde aguardarão adoções responsáveis.

O Departamento de Bem-Estar Animal pede que denúncias de maus-tratos sejam feitas pelo site da prefeitura ou presencialmente na Semma, que fica na Avenida Rubem Bento Alves, 8.308. O horário de atendimento é das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. A secretaria reitera a importância do envio de fotos dos animais para comprovar a situação em que eles se encontram. O material pode ser enviado para o e-mail bemestaranimalcaxias@gmail.com.

Leia também:
Pais reclamam de más condições em novo endereço da Escola Arlinda Manfro, em Caxias
Voltou o frio: chuva congelada é registrada na Serra


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros