Ação social marca aniversário do Hospital Pompéia de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Celebração11/08/2019 | 18h19Atualizada em 11/08/2019 | 18h19

Ação social marca aniversário do Hospital Pompéia de Caxias do Sul

Instituição comemora 106 anos nesta segunda-feira

Ação social marca aniversário do Hospital Pompéia de Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Um dos maiores e mais tradicionais hospitais da Serra, o Pompéia, comemora 106 anos nesta segunda-feira (12).  Para marcar o aniversário, o hospital promove uma ação social com prestação de serviços de saúde gratuitos para a comunidade em Caxias do Sul. As atividades ocorrem das 9h às 17h no jardim em frente ao prédio histórico da instituição.  

Leia mais
Hospital Pompéia de Caxias ampliará serviços em 2020 

Os alunos da Escola de Saúde do Pompéia vão verificar a pressão arterial e realizar testes de glicose (HGT) na comunidade. Eles também orientarão a população e entregarão folders sobre prevenção de doenças. Também estão programadas uma série de atrações para as crianças, como espaço para pintura, música e atividades desenvolvidas pelos voluntários do Espanta Dodói.

Referência em urgência/emergência e alta complexidade para 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Pompéia, em abril deste ano, foi acreditado com excelência na qualidade de serviços de saúde prestados à comunidade. A certificação, que é o mais alto nível concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), garante que o cuidado com o paciente é prioridade. Com isso, o Pompéia é um dos seis hospitais de nível 3 do Rio Grande do Sul.  

Com 1,5 mil colaboradores, a instituição de saúde conta com 300 leitos disponíveis, 13 salas cirúrgicas, três UTIs para adultos e uma neonatal. O Pompéia também mantém três centros de saúde especializados para o atendimento de doenças crônicas: Instituto de Nefrologia (INNEFRO), Instituto do Câncer (INCAN) e o Instituto de Cardiologia (INCARDIO). Conta ainda com o Instituto de Diagnósticos do Hospital Pompéia (INDIP), um centro próprio composto por equipamentos de alta tecnologia.

SERVIÇO

:: O quê: Ação social no Aniversário dos 106 anos do Hospital Pompéia.
:: Quando: segunda-feira (12), das 9h às 16h30min.
:: Onde: no pátio do Hospital Pompéia, em frente ao prédio histórico, na Avenida Júlio de Castilhos.

DAMAS DE CARIDADE 

A data marca a criação do Pio Sodalício Damas de Caridade. A associação foi criada em 12 de agosto de 1913, com a finalidade de construir um hospital para atender pacientes pobres.  A entidade mantém o hospital até hoje.

As Damas de Caridade promoveram ações comunitárias para arrecadar verbas para a construção de um hospital.  O prédio do Pompéia foi inaugurado em 24 de junho de 1920, tornando-se a primeira casa de saúde da região a atender gratuitamente pacientes pobres. 

Desde a fundação do hospital, o Pompéia nunca deixou de atender pela rede pública de saúde de Caxias e da região. 

Leia também
Vereador propõe adoção de terrenos públicos em Caxias
Trio de soberanas da Fenavindima 2020 é eleito em Flores da Cunha
Memorial na paróquia Pio X prestará homenagem a padre Enio

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros