Veranópolis aparece entre as cidades gaúchas com alto risco de transmissão de dengue - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mais infestados27/07/2019 | 13h00Atualizada em 27/07/2019 | 13h00

Veranópolis aparece entre as cidades gaúchas com alto risco de transmissão de dengue

Município é o único da região onde a infestação do mosquito Aedes aegypti é considerada acima da média

Veranópolis aparece entre as cidades gaúchas com alto risco de transmissão de dengue Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

O Rio Grande do Sul tem 85 municípios onde a infestação do mosquito Aedes aegypti é considerada de alto risco para a transmissão da dengue, zika e febre chikungunya. Essas cidades tiveram no último levantamento do índice da presença do inseto, realizado entre maio e junho pela Secretaria Estadual da Saúde, mais de 4% dos imóveis vistoriados onde foi identificado local com água e presença de larvas do mosquito. No ano, o Estado já teve mais de mil casos confirmados de dengue. 

O índice de infestação predial (IIP) gerado pelo método indica o percentual de amostras onde foram identificadas larvas no inseto. Em Veranópolis, este índice é de 5,8. Ao todo, na área da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde de Caxias do Sul, que abrange 49 municípios, foram 88 notificações e 21 casos confirmados de dengue neste ano. Apesar do alto número de focos do mosquito, Veranópolis só teve um caso de dengue confirmado neste ano, que era importado. A Serra não teve casos de zika e chikungunya nos dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde.

O objetivo, com a realização do levantamento, é que os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito. O Governo do Estado repassou R$ 4.837.420,79 neste ano para que 361 municípios desenvolvam ações de prevenção e combate ao Aedes. Os recursos foram destinados às cidades consideradas infestadas pelo inseto, ou seja que tiveram ao menos um foco de larvas do mosquito identificados nas armadilhas nos últimos 12 meses. Entre essas cidades, estão as 85 com o índice de infestação considerado de alto risco.

Leia mais
Segunda fase de concurso público de Garibaldi terá nova operação de blindagem do Ministério Público


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros