Prefeitura promove melhorias no canil municipal de Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Saúde pública30/07/2019 | 21h01Atualizada em 30/07/2019 | 21h03

Prefeitura promove melhorias no canil municipal de Caxias

Ações incluem manutenção, higienização e reformas

Prefeitura promove melhorias no canil municipal de Caxias Paulo Cesar dos Santos / Prefeitura Caxias do Sul/Prefeitura Caxias do Sul
Na última segunda-feira, foi iniciada a desratização nas dependências do canil municípal Foto: Paulo Cesar dos Santos / Prefeitura Caxias do Sul / Prefeitura Caxias do Sul

Desde que as condições no canil municipal de Caxias do Sul foram denunciadas por servidores, a administração municipal adotou medidas para minimizar a precariedade do local. Segundo o diretor em exercício do Departamento de Bem-Estar e Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Paulo Cesar dos Santos, a prefeitura começou a colocar em prática um plano de ações que inclui desde procedimentos mais simples até melhorias na parte estrutural. Desde 2008, o canil tinha apontamentos feitos pelo Ministério Público Estadual.

Leia mais
Vereadores e Ministério do Trabalho vistoriam canil em Caxias
Após confirmação de caso de leptospirose, Canil Municipal de Caxias pode ser interditado 
Caso de leptospirose é confirmado em Caxias do Sul    

De acordo com Santos, na rede hidráulica foi feita a limpeza e higienização de caixas d'água pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae). A Semma também obteve, junto à Secretaria de Saúde do Estado, vacinas antirábicas para todos os servidores que atuam no serviço. As doses foram aplicadas na semana passada. Ainda está previsto reforço na imunização.

Na última segunda-feira, uma empresa terceirizada fez a desratização na propriedade que fica em São Luiz da 6ª Légua e que abriga cerca de 900 animais, entre cães e gatos. Está previsto acompanhamento e reaplicação. O procedimento estava previsto para ocorrer na semana passada, mas foi adiado por causa da chuva, para garantir a eficácia do produto.

Um dos principais problemas, a precariedade na rede elétrica, será resolvido por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) administrativo que a Semma assinou com empresa da área. Ou seja, em vez de pagar determinada multa ao município, a empresa quitará seu débito elaborando o projeto e executando o serviço no canil.

Ainda na parte estrutural, será feita a readequação de espaços dos alojamentos feminino e masculino dos funcionários, manutenção e pintura interna e externa. Depois, está prevista troca de mobiliário.

– Diante algumas dificuldades, criamos um plano de ação. Mas, como já que está para sair o edital de construção do novo centro de bem-estar animal, temos que ter cuidado em relação ao que vai ser gasto para não desperdiçar verba pública em algo que, depois, será demolido. Ao mesmo tempo, temos que atender à necessidade – disse Santos.

Leia também:
Nova lei dos táxis-lotação tem votação prevista para esta quinta na Câmara de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros