Prefeitura de Caxias dá prazo até esta sexta-feira para Visate consertar 65 ônibus - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Transporte coletivo11/07/2019 | 15h41Atualizada em 11/07/2019 | 15h41

Prefeitura de Caxias dá prazo até esta sexta-feira para Visate consertar 65 ônibus

Caso prazo não seja cumprido, concessionária poderá ser autuada

Prefeitura de Caxias dá prazo até esta sexta-feira para Visate consertar 65 ônibus Leonardo Portella/Divulgação
Foto: Leonardo Portella / Divulgação

A Visate, concessionária que opera o transporte coletivo em Caxias do Sul, tem até esta sexta-feira (12) para consertar 65 ônibus da frota reprovados durante vistoria periódica. A notificação da prefeitura foi encaminhada nesta quarta-feira (10). Caso o prazo não seja cumprido, a empresa será autuada pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Conforme a secretaria, dos 320 ônibus que compõem a frota, 288 foram vistoriados entre os dias 28 de maio e 29 de junho. Desses, 218 veículos foram reprovados, o que corresponde a 75,6% do total inspecionado. Quando problemas são encontrados nos ônibus, a empresa recebe um prazo adicional para realizar o conserto e passar por nova verificação. Nesse período, a Visate reparou os defeitos apontados em 153 dos 218 veículos. Outros 65 não tiveram os problemas solucionados até agora, segundo a secretaria. Os veículos precisam ser apresentados para nova inspeção até esta sexta-feira com os reparos realizados para que a concessionária não seja penalizada.

— Isso já se observou em outros momentos, mas chamou a atenção o percentual de veículos reprovados na primeira vistoria — afirmou o secretário Cristiano de Abreu Soares.

O relatório de inspeção apontou, ao todo, 470 problemas. A maioria, 147, estava em sistemas complementares, como para-brisa e buzina. Além disso, foram 89 defeitos em equipamentos obrigatórios, como extintor de incêndio, triângulo e cinto de segurança, 88 nos sistemas de iluminação e freios e 61 na sinalização.

Leia mais
Fiscalização encontra problemas em elevadores do transporte coletivo de Caxias
Visate diz que defeitos em elevadores de ônibus ocorrem devido às más condições das ruas de Caxias

O problema considerado mais grave pela secretaria é relativo aos elevadores para embarque e desembarque de cadeirantes. Durante as vistorias, 33 foram reprovados. Há cerca de um ano também foram verificados problemas no equipamento. Por isso, a Fiscalização de Trânsito passou a realizar inspeções periódicas na garagem da Visate e nas ruas. Conforme Soares, essas verificações não vinham identificando problemas nos elevadores.

Idade média da frota

Em maio do ano passado, durante audiência de conciliação de processo judicial para discutir o cálculo da tarifa do transporte coletivo, Visate e prefeitura acordaram em aumentar a idade média da frota de cinco para seis anos. Apesar disso, Soares descarta que o maior número de problemas identificados tenha relação com a frota mais antiga.

— A norma diz que são, no máximo, 10 anos ou um milhão de quilômetros rodados. Veículo bem mantido tem que aguentar e os reprovados não chegaram nisso. Não tem relação, tem que ter manutenção em dia — afirma o secretário.

Contraponto

Em nota, a Visate disse que a vistoria é uma prática comum e realizada pela SMTTM a cada seis meses. Com relação ao problemas verificados, a concessionária garantiu que os reparos são de fácil resolução e as correções serão realizadas o mais rápido possível. 

Leia também
Moradora de São Francisco de Paula é a segunda vítima de morte por Gripe A na Serra neste ano
Pelo segundo ano, Parada Livre não deve ser realizada na Praça Dante, em Caxias
Fuzil apreendido em Alto Feliz era alugado para assaltos a banco no RS

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros