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Na RSC-45323/07/2019 | 14h31Atualizada em 23/07/2019 | 14h34

Pode ou não pode? Alça de acesso a estacionamento é utilizada para evitar sinaleira em Caxias

Daer não recomenda manobra, prefeitura garante que uso da faixa para o tráfego não é irregular e grupo rodoviário não prevê multa

Pode ou não pode? Alça de acesso a estacionamento é utilizada para evitar sinaleira em Caxias André Fiedler/Agência RBS
Foto: André Fiedler / Agência RBS

Uma nova pista criada para motoristas acessarem as entradas das lojas Havan e StokCenter, na RSC-453, em Caxias do Sul, tem sido utilizada como faixa de tráfego por motoristas, especialmente em horários de pico. A via fica entre a faixa lateral da estrada e o estacionamento dos estabelecimentos comerciais, no sentido Caxias-Farroupilha.

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A pista ganha preferência de parte dos condutores porque permite seguir no sentido em direção à Farroupilha sem precisar parar no semáforo que organiza o acesso ao bairro Desvio Rizzo. Quem utiliza a pista lateral da RSC-453 precisa aguardar o sinal verde para converter à esquerda e entrar no bairro ou seguir em direção à Farroupilha. Já a nova faixa, criada para veículos que deixam o estacionamento dos empreendimentos, termina após o semáforo, não havendo necessidade de parada. Entre 7h16min e 7h31min desta terça-feira (23), a reportagem observou 59 veículos realizando a manobra.

Embora a rodovia seja de responsabilidade do Estado, as modificações de trânsito na região passaram por aprovação da prefeitura de Caxias do Sul, que solicitou um estudo de impacto de trânsito e medidas compensatórias aos empreendimentos. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) também deu aval para os ajustes.

Segundo o secretário de Trânsito em exercício, Pedro Cogo, a utilização da faixa para o tráfego de passagem não é irregular, uma vez que ela também foi pensada para minimizar congestionamentos. Dessa forma, qualquer motorista pode circular pelo trecho, mesmo se o destino não for as lojas.

— Não tem infração. Até consideramos como ganho porque evita acúmulo de trânsito em um ponto que já é um nó no trânsito — explica.

O Daer, no entanto, disse em nota que a rua lateral foi criada para acesso aos empreendimentos e que outra forma de utilização fica por conta dos condutores. O departamento, porém, orienta que o trecho não seja utilizado como trânsito de passagem. Já o Grupo Rodoviário de Farroupilha, que fiscaliza o trecho, diz que o Código de Trânsito não prevê multa para circulação em áreas privadas.

O Stok Center e a Havan disseram que não vão se pronunciar. A rede de lojas de departamento afirmou ainda que o projeto foi aprovado pelo município.

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