Municípios vizinhos realizam doações de sangue ao Hemocentro de Caxias  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Estoque abastecido 17/07/2019 | 10h37Atualizada em 17/07/2019 | 10h37

Municípios vizinhos realizam doações de sangue ao Hemocentro de Caxias 

A ação integra o projeto "Não há distância para salvar vidas"

Municípios vizinhos realizam doações de sangue ao Hemocentro de Caxias  Hemosc/Divulgação
Foto: Hemosc / Divulgação

 O Hemocentro de Caxias do Sul está mobilizando pessoas de outros municípios da Serra a realizarem doações de sangue. Nesta semana, moradores de Vacaria, Farroupilha e Bento Gonçalves estão agendados para abastecer os estoques. Esta é uma ação que integra o projeto "Não há distância para salvar vidas", que existe há 15 anos. A ideia é manter os estoques de abastecidos no Hemocentro. Os agendamentos são feitos seguindo o cronograma, tudo para que não sobrem bolsas de sangue, visto que elas têm data de validade. 

Nesta terça-feira (16), moradores de Vacaria deslocaram-se até Caxias do Sul para realizar as doações. De acordo com o Hemocentro, a mobilização foi organizada pelo Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Neste mesmo dia, alunos da Escola Estadual Ensino Médio Dr Assis Antonio Mariani também deslocaram-se até o Hemocentro para realizar as doações. Todos estavam portando as autorizações dos responsáveis, já que de 16 a 17 anos e 11 meses não é possível realizar a doação sem o consentimento dos responsáveis. 

Leia mais:
Brasil na Veia é slogan de campanha de doação de sangue em Caxias
Cães e gatos doam sangue neste domingo em Caxias do Sul
Conheça o caxiense que doa sangue quatro vezes por ano ao banco regional do SUS

 Nesta quarta (17) haverá uma coleta externa em Farroupilha. Para que isso ocorra, uma unidade móvel se desloca até o Hospital São Carlos para realizar as doações. Nestes casos, a equipe de Caxias auxilia no trabalho. No sábado será a vez dos integrantes do Quartel de Bento Gonçalves realizarem as doações em Caxias.

No inverno, o número de doações diminui consideravelmente em decorrência do frio e de doenças respiratórias, que, por vezes, impossibilitam os doadores regulares de colaborar. Nas últimas semanas, a baixa no número de doações chegou a 30%. Entretanto, com as doações externas de municípios vizinhos, a situação já foi normalizada e não há, no momento, falta nenhum tipo de sangue. 

Leia também:
Grupo de entidades de Caxias quer viabilizar um novo centro de eventos nos Pavilhões
Polícia investiga caso de homem desaparecido há cinco dias em Caxias
Mulher é agredida com facão por companheiro em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros