Municípios da Serra organizam programação especial para o Dia do Colono e do Motorista - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Festas25/07/2019 | 11h06Atualizada em 25/07/2019 | 11h21

Municípios da Serra organizam programação especial para o Dia do Colono e do Motorista

Em Bento Gonçalves, expectativa é que cerca de 2 mil pessoas participem do evento nesta quinta-feira (25)

Municípios da Serra organizam programação especial para o Dia do Colono e do Motorista Marina Teles / Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves/
Em Bento, a programação do Dia do Colono iniciou às 9h, na Via Del Vino Foto: Marina Teles / Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

Em alusão ao Dia do Colono e do Motorista, ambos comemorados neste dia 25 de julho, diversos municípios da Serra Gaúcha organizam uma programação especial em homenagem a eles. 

Uma das festas mais tradicionais do interior do Rio Grande do Sul é realizada em Flores da Cunha. De acordo com o subprefeito de Otávio Rocha, Remi Damin, a expectativa é que cerca de 600 pessoas participem das comemorações nesta quinta-feira (25). Moradores de localidades vizinhas também participam do evento. 

— Esse evento é um dos mais antigos da região, a 47º edição, e é muito importante para dar incentivo para os nossos agricultores e motoristas, que são 94% da nossa população. Além disso, é uma festa muito bonita — explica Damin. 

Em cidades como Bento Gonçalves e São Marcos, por exemplo, a comemoração é intitulada de Dia do Agricultor, mas o intuito é o mesmo, conforme o secretário da Agricultura de Bento Gonçalves, Dorval Brandeli.

— É a mesma festividade do Dia do Colono, só intitulada de forma diferente, mas com o mesmo objetivo de prestigiar o produtor primário e produtor da agroindústria — explica Brandeli.  

Cerca de mil pessoas participaram do evento realizado no sábado (20), em Flores da CunhaFoto: Divulgação Prefeitura de Flores da Cunha

FLORES DA CUNHA
No distrito de Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha, as comemorações se iniciaram no final de semana, com um almoço realizado no salão da comunidade. De acordo com a prefeitura, cerca de mil pessoas participaram do evento. Na quarta-feira (24), também houve uma palestra sobre energia renovável, realizada por Fabiano Ferrari. 

As comemorações se encerram nesta quinta-feira (25), ao meio-dia. A programação teve início às 8h, com torneio de bochas e seguiu durante a manhã com diversas atrações.    

Programação desta quinta:
8h: Torneio de bochas

10h: Missa em homenagem aos Santos Isidoro e São Cristóvão, Padroeiros dos Agricultores e dos Motoristas, com a participação do Coral La Marcolina

11h30min: Hasteamento de Bandeiras na Praça Regional da Uva. Início simbólico dos trabalhos de poda das parreiras que representam os municípios maiores produtores de uvas do Estados

12h30min: Almoço de integração do Colono e do Motorista, com sopa de macarrão, churrasco, galeto, ovelha, maionese, salada, pão colonial, vinho, suco de uva e café com biscoito (R$ 45 por pessoa com sorteio de brindes)

BENTO GONÇALVES
Em Bento, a programação do Dia do Colono iniciou às 9h, na Via Del Vino, com a presença de 16 expositores de produtos coloniais, como massas, geleias, sucos e grostoli, por exemplo. A comemoração segue até às 17h, com comercialização de hortifrutigranjeiros e produtos disponíveis para consumo de visitantes. A expectativa da prefeitura é que cerca de 2 mil pessoas participem do evento.

Conforme o secretário da Agricultura de Bento Gonçalves, Dorval Brandeli, a data serve para realizar um evento mais robusto, com mais atrações. Mas, durante o ano, os colonos também têm a disponibilidade de vender seus produtos a custo zero na Via Del Vino:

— Não é um resgate feito apenas uma vez por ano, porque durante todo o ano os colonos podem vender seus produtos a custo zero no coração de Bento, a Via Del Vino.    

SÃO MARCOS
A festividade ocorreu no último sábado (20), no município. As comemorações contaram com desfile de máquinas agrícolas, benção, celebração de Ação de Graças e show com Gaudério Fagundes e Alez Ahã. Durante o dia também houve jogos coloniais e diversas outras brincadeiras. De acordo com a prefeitura, cerca de 1.800 pessoas participaram da festa.

Durante o mês de julho, também houve uma programação integrada, alusiva à festa, com campeonato de futsal, campeonato de jogos de baralho e campeonato de bocha, com a participação da comunidade.  

Leia também:
Infrações por falta do uso do cinto de segurança crescem 177% em Caxias do Sul
Missa neste domingo apresenta novo pároco e novo vigário da Catedral de Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros