Moradora de São Francisco de Paula é a segunda vítima de morte por Gripe A na Serra neste ano - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Novo caso11/07/2019 | 14h23Atualizada em 11/07/2019 | 14h32

Moradora de São Francisco de Paula é a segunda vítima de morte por Gripe A na Serra neste ano

Mulher de 50 anos tinha asma e não havia se vacinado

Moradora de São Francisco de Paula é a segunda vítima de morte por Gripe A na Serra neste ano Bruno Alencastro/Agencia RBS
Mulher passou a receber o medicamento Tamiflu a partir de 2 de junho e morreu em 8 de junho Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Uma moradora de São Francisco de Paula foi a segunda vítima de morte por Gripe A neste ano na Serra Gaúcha. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, que atualizou nesta quarta-feira (10) o balanço de casos confirmados neste ano no Rio Grande do Sul, a mulher de 50 anos tinha asma e não havia se vacinado. 

Segundo a secretaria, os sintomas começaram em 30 de maio e ela foi internada no dia seguinte. A mulher passou a receber o medicamento Tamiflu a partir de 2 de junho e morreu em 8 de junho. O exame laboratorial comprovou que ela foi infectada com o vírus H1N1.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de São Francisco de Paula, a vítima poderia ter se vacinado em um posto de saúde pública por ter doença crônica. A mulher recebia oxigênio em casa, no bairro Britadeira. Ela foi internada no Hospital da PUC em Porto Alegre.

Esse é o segundo caso de morte por Gripe A na Serra neste ano. O outro foi de um artista circense de 62 anos que passava pela cidade de Pinhal da Serra e precisou ser internado em Vacaria, onde morreu. Teste laboratorial atestou que ele teve Gripe A causada por um vírus não subtipado. 

Leia mais
Serra registra primeira morte por gripe A do ano

O balanço da Secretaria da Saúde contém os dados atualizados até 6 de julho. A Serra Gaúcha teve, neste ano, 14 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave provocados pelo vírus da gripe. Além dos casos de Pinhal da Serra e São Francisco de Paula, em que as vítimas morreram, foram confirmados dois casos em Caxias do Sul, um em Carlos Barbosa, quatro em Bento Gonçalves, três em São Marcos, um em Nova Araçá e um em Veranópolis.

Ao todo, foram 15 mortes neste ano por gripe no Rio Grande do Sul, sendo 10 casos de Gripe A pelo vírus H1N1, três casos de Gripe A pelo vírus H3N2, um caso de Gripe A com vírus não subtipado e um caso de Gripe B. Até o momento, 2019 teve 118 casos graves causados pelo vírus da gripe confirmados.

O número no Estado é menor em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, já haviam sido registrados 312 casos graves causados por gripe e 46 mortes. 

Leia também
Parque Maria Fumaça, em São Francisco de Paula, recebe licença ambiental
Pelo segundo ano, Parada Livre não deve ser realizada na Praça Dante, em Caxias
Fuzil apreendido em Alto Feliz era alugado para assaltos a banco no RS

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros