Livros fomentam amizade e solidariedade em escola de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Dia do Amigo20/07/2019 | 11h00Atualizada em 20/07/2019 | 11h00

Livros fomentam amizade e solidariedade em escola de Caxias do Sul

Estudantes da Caminho do Saber tiraram de contos a inspiração para engajamento em projetos da biblioteca

Livros fomentam amizade e solidariedade em escola de Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Bibliotecária e contadora de histórias Liliane Fernandes Curzel foi a idealizadora do projeto na escola Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Histórias que falam sobre amizade e abordam a valorização ao idoso saíram dos livros e ganharam vida na Escola de Ensino Fundamental Caminho do Saber, em Caxias do Sul. A hora do conto é atividade diária para os estudantes do educandário mas, por iniciativa da contadora de histórias e bibliotecária Liliane Fernandes Curzel, duas histórias, em especial, resultaram em ações reais, que envolveram de uma forma diferente os mais de 400 alunos do 1º ao 4º ano. Os projetos fazem alusão ao Dia do Amigo, lembrado neste sábado (20) e ao Dia dos Avós, que ocorre na próxima sexta-feira (26).

— Eu sinceramente não esperava que fosse tomar essas proporções, são ações que não valem nota e mesmo assim eles não param de trazer recados e doações de casa, durante todo o dia — observa satisfeita a responsável pelas duas ações.

As obras literárias infantis "A Caligrafia de Dona Sofia", de André Neves, e "Guilherme Augusto Araújo Fernandes", de Julie Vivas, deram o pontapé inicial ao projeto que nasceu dentro da biblioteca. As histórias encantadoras, com ilustrações de encher os olhos, falam sobre amizade. A partir da contação, realizada ainda na semana passada, Liliane propôs que os alunos escrevessem bilhetes de carinho destinados aos colegas, para serem afixados em um dos corredores da escola.

Para sua surpresa, as mensagens tomaram as paredes. Foram mais de 600 cartinhas, com mensagens e desenhos de alunos e professores que também entraram na brincadeira.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (18/07/2019)Projeto de leitura relacionado ao Dia do Amigo e Dia dos Avós na escola Caminhos do Saber enche as paredes de recados e arrecada donativos para o Lar da Velhice. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Corredor da escola ficou cheio de bilhetes carinhosos confeccionados por alunos e professoresFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

— Fiquei muito emocionada, porque conheço muitos desde que entraram aqui e até os mais quietinhos participaram — observa a profissional, que atua na escola há 15 anos.

O estudante do 2º ano, Henrique Froner da Rosa, 8 anos, foi um dos casos que surpreenderam Lilian. Tímido, ele não se importou em posar para fotos diante dos recados e nem em mostrar os mais de 20 desenhos que fez para todos os seus colegas. Mesmo sem palavras, ele demonstrou todo carinho que sente pelos amigos da escola e afirma ter gostado da atividade proposta.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (18/07/2019)Projeto de leitura relacionado ao Dia do Amigo e Dia dos Avós na escola Caminhos do Saber enche as paredes de recados e arrecada donativos para o Lar da Velhice. Na foto, Henrique Froner da Rosa, 8 anos, estudante do 2º ano. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Estudante Henrique Froner da Rosa dedicou um desenho para cada colega de sua turma do 2º anoFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

— Ele veio com uma pilha de folhas e eu quase não acreditei — relembra Liliane.

Para ela, os bilhetes — que parecem abraçar quem passa pelo corredor da escola — foram uma forma de mostrar aos estudantes que uma mensagem pode ser, muitas vezes, mais importante que um presente material.

Respeito aos vovôs e às vovós

Sabonete, creme dental, fraldas e outros tantos itens de higiene ainda não contabilizados também foram resultado da sensibilização que começou pelos livros na escola. A arrecadação dos donativos feita com os estudantes será destinada ao Lar da Velhice São Francisco de Assis, que abriga 66 idosos em Caxias do Sul. A doação deve ocorrer em agosto, ainda sem data definida.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (18/07/2019)Projeto de leitura relacionado ao Dia do Amigo e Dia dos Avós na escola Caminhos do Saber enche as paredes de recados e arrecada donativos para o Lar da Velhice. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Itens de higiene arrecadados serão destinados aos idosos acolhidos pelo Lar da Velhice, em Caxias do SulFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

— Muitos nem sabiam que nem todo idoso tem uma vida fácil. Eles foram instigados a valorizarem seus avós, lembrando que uma pessoa de idade, muitas vezes, pode ensinar até mais do que um livro ensina — destaca.

Leia também
Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves realiza concerto de estreia neste sábado
Clube Melissa reabre no Shopping Iguatemi Caxias
Terreno que abrigava colégio Santo Antônio, em Caxias, será novamente alugado à iniciativa privada
Com desligamento de pardais na Serra, fiscalização nas rodovias estaduais será intensificada

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros