Leitor questiona tempo para travessia de pedestres indicado por sinaleiras - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Comunidade13/07/2019 | 05h36Atualizada em 13/07/2019 | 05h36

Leitor questiona tempo para travessia de pedestres indicado por sinaleiras

Em alguns semáforos, temporizador marca apenas 9 segundos

Leitor questiona tempo para travessia de pedestres indicado por sinaleiras Leonardo Portella/Divulgação
Foto: Leonardo Portella / Divulgação

O caxiense João Scussiato faz o registro positivo à instalação de sinaleiras para pedestres com indicação visual de tempo para a travessia, mas considera este tempo muito pequeno. Cita as esquinas da Sinimbu com Coronel Flores, Marechal Floriano e Visconde de Pelotas, onde o tempo marcado no temporizador é de 9 segundos.

Leia mais colunas de Ciro Fabres 

— Não seria o caso de rever, especialmente considerando pessoas com deficiência de locomoção ou de visão e idosos? — pergunta.

Ele também anota que, em algumas esquinas, o tempo chega a ser de 50 segundos. Neste caso, é porque o tempo de travessia é simultâneo ao da pausa para os veículos, o que os técnicos chamam de "travessia de caixa fechada".

O secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Cristiano Soares de Abreu, explica que o tempo global, como nas esquinas citadas por Scussiato, é de 13 segundos em que o cruzamento fica totalmente congelado para os pedestres, chamada de "caixa aberta". Aos 9 da indicação visual, juntam-se os segundos em que aparece a mão espalmada no visor. Abreu explica que é o tempo definido em manual técnico — 1 segundo para cada metro de travessia.

Ele informa ainda que, depois que o pedestre começa a travessia, ele está protegido pelo Código de Trânsito Brasileiro, que diz que terá total preferência para chegar até a outra calçada.

Leia também
Medeiros, tradicional comércio no Sagrada Família, completa 60 anos neste sábado
Aluno do curso de Cozinheiro do Senac de Caxias vence competição estadual
Projeto deve vetar participação de vereadores de Caxias em concursos públicos municipais

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros