Leia o artigo "Bike para uma cidade mais humana", da vereadora Tatiane Frizzo - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Seção do leitor12/07/2019 | 06h00Atualizada em 12/07/2019 | 06h00

Leia o artigo "Bike para uma cidade mais humana", da vereadora Tatiane Frizzo

Texto foi publicado no Pioneiro desta sexta-feira

Leia o artigo "Bike para uma cidade mais humana", da vereadora Tatiane Frizzo Luan Zuchi/
Foto: Luan Zuchi

A charge do cartunista Iotti, publicada no Pioneiro do dia 1º de julho, retratou com precisão a conhecida, e antiga, realidade dos ciclistas em Caxias do Sul. A charge mostra as dificuldades enfrentadas por quem tenta utilizar a bicicleta para se locomover e toda a resistência dos condutores de automóveis em aceitar compartilhar o espaço das vias públicas.

Esta percepção do trânsito caxiense é, infelizmente, um fiel retrato. E a reação a esta publicação é um exemplo de comportamento que continua a preocupar. Discursos de violência e até ameaças contra a integridade física de quem utiliza a bike em Caxias do Sul foram vistas nas redes sociais após este episódio.

 Leia mais
Confira outras publicações do Espaço do Leitor  

Quando, em maio deste ano, propus na Câmara dos Vereadores a criação de uma Comissão Temporária para tratar exclusivamente da pauta da bicicleta, sabia da importância em fomentar esta discussão na nossa cidade.

A luta pelo reconhecimento dos benefícios da bike para a mobilidade, para a saúde humana e do meio ambiente é mundial. Nos países desenvolvidos, este é um debate já superado, pois ninguém mais questiona a relevância de investimento em infraestrutura e educação para o trânsito. Aqui no Brasil, no entanto, ainda enfrentamos resistências.

Em Caxias do Sul, a mobilização por avanços é antiga, mas os resultados práticos ainda são modestos. A implementação de iniciativas isoladas acaba, muitas vezes, gerando o efeito contrário ao que se deseja. Por isso, a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana é a resposta urgente e necessária que evitará a adoção de medidas sem planejamento e pouco efetivas.

Todos estes temas estarão nos debates da Comissão Temporária da Bicicleta até o final do ano e reafirmo aqui o convite para que todos contribuam. Mas mais do que infraestrutura, como bem disse o convidado da primeira reunião, Edson Marchioro, o sucesso nesta empreitada depende da mudança de comportamento de todos nós.

Empatia para olhar o outro como um ser humano, e não como um inimigo, é fundamental. Nós somos a transformação que queremos para o mundo e não há melhor data para iniciar a promover mudanças do que agora.

Compartilhe suas opiniões com o Pioneiro. Você pode enviar cartas com até 200 caracteres ou artigos com até 2.100 caracteres para o e-mail leitor@pioneiro.com. Não esqueça de enviar seu nome completo, profissão, endereço, telefone e número do CPF. Os textos estão sujeitos a edição.  

Leia também
Vereador mostra carimbo em documento e contradiz prefeitura de Caxias
Prefeitura de Caxias dá prazo até esta sexta-feira para Visate consertar 65 ônibus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros