Hospital de Bento oferece exames gratuitos para detectar câncer de intestino - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Prevenção 13/07/2019 | 08h30Atualizada em 13/07/2019 | 09h16

Hospital de Bento oferece exames gratuitos para detectar câncer de intestino

Atendimento é oferecido a moradores de 23 municípios

Hospital de Bento oferece exames gratuitos para detectar câncer de intestino Hospital Tacchini/Divulgação
Hospital de Bento oferece exames gratuitos para detectar câncer de intestino Foto: Hospital Tacchini / Divulgação

Um dos tumores que mais mata na Serra, o câncer de intestino, é foco de estudo no Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS), em Bento Gonçalves. Dados mostram que a patologia é a terceira incidência mais frequente entre os homens e a quinta  entre as mulheres. Atento aos altos índices da doença, o hospital promove exames gratuitos para moradores dos 23 municípios da área de abrangência da instituição. 

A proposta é detectar precocemente pacientes que apresentem sintomas do câncer. A ação, que acontece desde o ano passado, em parceria com a empresa Roche, realiza a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Para participar do estudo é preciso ser maior de 18 anos e apresentar sintomas ou histórico do câncer de intestino na família. 

O teste pode apontar indícios da doença que, descoberta precocemente, tem grandes chances de cura. Trata-se de um teste aplicado no próprio hospital. A gerente do ITPS, doutora Juliana Giacomazzi, reitera que a doença tem alta incidência na região e a maior parte dos pacientes chega ao Hospital Tacchini em busca de tratamento com estágio avançado da doença. 

– De cada dez pacientes diagnosticados, seis já estão em estadiamento avançado. Precisamos mudar essa realidade e conscientizar a todos que a adoção de hábitos saudáveis ajudam a reduzir o risco da doença – destaca. 

A ideia é que o hospital seja um facilitador junto à rede pública de saúde da região quanto ao diagnóstico, uma vez que a probabilidade do exame não captar o tumor é de 0,09%.  Entre os sintomas estão desconforto abdominal e a alternância no hábito intestinal. 

COMO PARTICIPAR 

Interessados devem contatar pelo fone (54) 3455-4333, ramal 1125, ou pelo e-mail instituto.pesquisa@tacchini.com.br. A pesquisa está disponível para moradores de Bento, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Jorge, São Vendelino, Nova Araçá, Nova Prata, Nova Bassano, Protásio Alves, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Leia também
"A situação só piorou", diz Cremers após vistoria na UPA em Caxias 
Mulher fica ferida após ser atropelada na BR-116, em Caxias do Sul
Foragido suspeito de envolvimento com morte de policial em Porto Alegre é preso em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros