Uma fiscalização da Associação Riograndense de Proteção ao Meio Ambiente (Arpa) localizou nesta quarta-feira (17) bovinos em situação de maus tratos em uma propriedade rural na Linha 19, interior de Carlos Barbosa. Conforme o fiscal da entidade, Jorge Acco, cerca de 50 animais estavam magros, confinados sem sol e vivendo em meio aos próprios dejetos. Segundo ele, sete estavam em condições de desnutrição mais acentuada.
De acordo com o fiscal, também existe a possibilidade de poluição ambiental pelos dejetos dos animais que escorriam para um rio e de bagaço de uva armazenada há meses para alimentar os bichos. Acco aponta que, além disso, este material já está ácido demais para fazer parte da alimentação dos bovinos.
Este foi o quarto caso de maus tratos a animais em municípios da Serra nos últimos 60 dias. Os demais foram em Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar. Além de bovinos, a fiscalização encontrou cachorros e porcos em situação crítica.
Acco afirma que este é um problema relacionado à época mais fria do ano, que demanda que os produtores comprem ração para garantir a nutrição adequada dos animais. Diferente de outras épocas, ele diz que a silagem e a pastagem não são suficientes.
Os casos foram registrados na Polícia Civil, para a investigação, e nas prefeituras, para fiscalização.
Leia também
Votação de parecer de arquivamento de caso do "corretivo" é adiada na Câmara de Caxias
Estado pede mais esclarecimentos sobre ocupação da Maesa à prefeitura de Caxias
Nova delegacia da Polícia Civil em Farroupilha deve ser inaugurada até o final do ano