Prêmio em Bento Gonçalves reconhecerá empresas que cuidam do meio ambiente - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Despoluir05/06/2019 | 10h38Atualizada em 05/06/2019 | 10h39

Prêmio em Bento Gonçalves reconhecerá empresas que cuidam do meio ambiente

Um dos programas estimula sustentabilidade junto a operadoras de ônibus

Prêmio em Bento Gonçalves reconhecerá empresas que cuidam do meio ambiente Lucas Amorelli/Agencia RBS
Empresa Visate, de Caxias do Sul, integra o programa com a adesão de práticas sustentáveis Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável dentro de empresas de transportes de todo o Rio Grande do Sul serão reconhecidas nesta quarta-feira (5) na 4ª edição do Prêmio Despoluir. O reconhecimento integra o programa homônimo desenvolvido desde 2008 pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul (Fetergs), em parceria com Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Serviço Social do Transporte (Sest)/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Das 230 empresas registradas atualmente junto à entidade, com cerca de 23,5 mil ônibus em operação, 185 fazem parte do programa, que proporciona avaliação veicular ambiental gratuita, duas vezes ao ano, em toda a frota.

As empresas que tiveram o maior percentual de veículos aprovados de junho de 2018 a maio de 2019 receberão o prêmio nesta quarta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, que neste ano tem como tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) a poluição do ar.

O Prêmio Despoluir reconhece as empresas de transporte que adotam boas práticas de sustentabilidade, como a manutenção preventiva dos veículos, visando à não emissão de gases poluentes - a fumaça preta.

— A instituição do prêmio vem para envolver toda a estrutura da empresa. Estar à frente desse projeto antipoluição deixa de ser uma questão técnica para ser um objetivo empresarial, estimulando ainda a adoção de outras iniciativas sustentáveis — destaca o presidente da Fetergs, Pedro Teixeira.

Cerca de 10 mil ônibus passaram pelas duas avaliações anuais previstas no Despoluir. O percentual de aprovação dos veículos no teste de opacidade da fumaça emitida foi de 85,17%. As aferições revelam o estado de manutenção do conjunto do motor, bombas e bicos injetores, regulagem do pontos de injeção e filtros de ar e combustível. Os técnicos do Despoluir orientam em relação aos reparos mecânicos necessários aos veículos reprovados para que retornem à vistoria.

Premiação

As 21 empresas do transporte de passageiros premiadas serão reconhecidas em três categorias: Transporte Urbano, Transporte Metropolitano e de Longa Distância, subdivididas conforme o porte. As vencedoras recebem troféu, enquanto às segundas e terceiras colocadas serão concedidos certificados. O avento ocorre a partir das 18h, no auditório da Transposul, em Bento Gonçalves. Transportadores de carga também serão premiados, pela Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (Fetransul).


Visate é adepta ao programa

Com uma frota de ônibus que opera em 80 linhas do perímetro urbano de Caxias do Sul, a Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate) é uma das 185 empresas que integram o programa desenvolvido pela Fetergs.

— A gestão da Visate sempre se preocupou com as questões socioambientais e com a comunidade caxiense. Tanto, que um dos seus princípios é "o respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente". Desde o início da empresa, em 1986, investimos em uma cultura sustentável — afirma o diretor-geral da empresa, Gustavo Marques dos Santos.

A operadora caxiense ingressou no Despoluir em 2009 e aderiu a uma série de práticas que levaram ao reconhecimento por meio da premiação ao longo dos últimos quatro anos, de forma consecutiva.

— Exercer uma gestão consciente, além de impactar no meio ambiente, também cria consciência em cada funcionário, que passa a praticar, além do trabalho, em sua própria casa, hábitos simples e eficientes, como separar o lixo, desligar as luzes e evitar o desperdício de água, entre outros — aponta o diretor.

Dentre as práticas adotadas, ações que evolvem a destinação correta de resíduos, o tratamento de efluentes líquidos, o controle na emissão de fumaça dos ônibus, além da implantação de sensores para economia de energia elétrica na empresa e utilização de diesel menos poluente.

Leia também
Estudantes de escola de Caxias do Sul são transferidos para capela mortuáriaSamae realiza testes nas tubulações da região de Ana Rech, em Caxias do Sul
Sem professor, estudantes são orientados por colegas em escola técnica de Caxias
Pais reclamam de possibilidade de filhos terem aula em capela mortuária em Caxias do Sul
Homem assalta agropecuária em Caxias e manda clientes deitarem no chão para cometer roubo
Notebook é furtado após médica se ausentar para atender paciente em hospital de Caxias do Sul  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros