Prefeitura fará melhorias em estrada usada por crianças para ir à escola no interior de Vacaria  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Infraestrutura12/06/2019 | 08h02Atualizada em 12/06/2019 | 08h02

Prefeitura fará melhorias em estrada usada por crianças para ir à escola no interior de Vacaria 

Secretaria de Agricultura do município disse que vai patrolar e empedrar o caminho

Prefeitura fará melhorias em estrada usada por crianças para ir à escola no interior de Vacaria  Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A prefeitura de Vacaria informou que fará melhorias na Estrada das Nogueiras, que liga a casa da família Pereira Maura até a Estrada do Susin, na localidade de Fazenda Estrela, interior do município. Na última sexta-feira, a reportagem acompanhou os quatro irmãos, Taylor Adriano Pereira Maura, 4, Vitória Fernanda Pereira Maura, 8, Vinícius Augusto Pereira Maura, 10, e Vitor Henrique Pereira Modenez, 15 anos, no trajeto de 1,2 quilômetro que percorrem a pé em meio à escuridão, o barro e o frio para chegarem ao ponto onde embarcam no transporte. No micro-ônibus, eles passam mais cerca de duas horas até chegarem à Escola Municipal de Ensino Fundamental João Becker da Silveira, que fica em uma localidade vizinha, chamada Barro Preto. Para isso, saem de casa às 6h. Ao final do dia, fazem todo o caminho de volta e chegam à moradia às 18h25min.

Leia mais:
Crianças saem de casa de madrugada e voltam ao anoitecer para frequentar escola no interior de Vacaria

O secretário de Agricultura, Pedro Guerreiro de Jesus, diz que assumiu a pasta em 1º de maio e, desde então, está cumprindo um cronograma no interior que iniciou na região sul, seguirá pelo centro-oeste e chegará ao norte, onde fica a propriedade. Mas diante da precariedade e urgência do caso, vai adiantar as obras na Estrada das Nogueiras.

Jesus falou que conhecia a realidade da comunidade, mas que a chuva constante do último mês impediu que qualquer trabalho fosse feito no local.  Ainda conforme o secretário, na semana passada, a pedreira estava fazendo detonações, por isso, também não teria conseguido entrar no lugar para carregar os caminhões com britas.

– Em 40 dias, britei 62 entradas de propriedades no interior e fiz mais de 70 lavouras para pequenos produtores. Até o final desta semana ou, no máximo, na semana que vem, a estrada vai estar britada. Vai estar tudo pronto – garantiu o secretário.

Segundo o gestor público, a equipe da secretaria irá patrolar o trecho, fará os bueiros, colocará cascalho no chão e compactará as britas.

– Inclusive, falei com a secretária da Educação para ver se há a possibilidade de o transporte escolar entrar lá (mais perto da casa) para buscar as crianças – disse o secretário.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros