Prefeitura de Farroupilha quer dar desconto no IPTU para imóveis com práticas sustentáveis - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Meio ambiente10/06/2019 | 15h54Atualizada em 10/06/2019 | 16h22

Prefeitura de Farroupilha quer dar desconto no IPTU para imóveis com práticas sustentáveis

Audiência pública sobre o tema será realizada na quinta-feira 

Prefeitura de Farroupilha quer dar desconto no IPTU para imóveis com práticas sustentáveis Roni Rigon/Agencia RBS
Proposta da prefeitura, por enquanto, é fornecer desconto de até 15% no IPTU Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Uma audiência pública debate nesta semana a proposta de criação do chamado IPTU Sustentável em Farroupilha. A proposta da administração municipal é conceder descontos sobre o imposto cobrado de pessoas físicas e empresas que adotarem práticas sustentáveis. A iniciativa será debatida a partir das 18h de quinta-feira (13), no Salão Nobre da prefeitura. 

A reunião, aberta a toda a comunidade, tem o objetivo de apresentar e debater o projeto. Se surgirem novas ideias, elas serão debatidas e avaliadas pelas equipes da prefeitura. Caso sejam viáveis, poderão ser agregadas ao projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores. 

A proposta da prefeitura, por enquanto, é fornecer desconto de até 15% no IPTU. Cada iniciativa sustentável do imóvel gerará desconto de 2%. Alguns exemplos de ações que poderão garantir a redução no imposto são a captação de água da chuva, reutilização de águas pluviais, sistema de aquecimento ou captação solar, arborização no calçamento, pátio vegetal e telhado verde, além da própria manutenção da fachada do imóvel.   

Com o projeto, a prefeitura de Farroupilha tenta estimular ações sustentáveis que reduzam o consumo de recursos naturais. Pablo Uez, assessor superior da Secretaria de Meio Ambiente, explica que a ideia é favorecer iniciativas que auxiliam a coletividade tanto do ponto de vista ambiental quanto do social. 

Leia também
Empresa de autopeças é atingida por incêndio no bairro Santa Catarina, em Farroupilha
Após ficar desaparecida por cinco dias, mulher é encontrada em Farroupilha
RSC-453, na Serra, também passará por estudo para possível concessão

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros