Inverno começa com previsão de chuvas acima da média na Serra Gaúcha - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Ação do El Niño21/06/2019 | 11h06Atualizada em 21/06/2019 | 11h12

Inverno começa com previsão de chuvas acima da média na Serra Gaúcha

Estação mais fria do ano começa pontualmente às 12h54min desta sexta-feira (21)

Inverno começa com previsão de chuvas acima da média na Serra Gaúcha Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O inverno começa pontualmente às 12h54min desta sexta-feira (21). A estação mais fria do ano será comandada pelo El Niño. A influência do fenômeno, que caracteriza-se pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, deve provocar chuvas acima da média na Serra

Apesar dos períodos de frio estarem garantidos, as ondas de frio não serão prolongadas, já que os termômetros devem oscilar durante todo o inverno. A previsão é de que o inverno chegue a Caxias do Sul com temperaturas que variam entre 6°C  e 7ºC. O primeiro final de semana será de tempo seco e ensolarado.

Leia mais
Projeto que atende pessoas em situação de rua no inverno, em Caxias, foi antecipado neste ano
Campanha do Agasalho pretende arrecadar mais de 200 mil peças de roupa em Caxias do Sul

O meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, diz que os períodos de frio serão curtos, porque logo os termômetros sobem, com novas ondas de dias mais agradáveis. 

— O inverno será marcado pela oscilação nas temperaturas porque a estação será comandada pelo El Niño. A previsão é de chuva acima da média e com mais umidade. As ondas de frio chegam ao Sul e terá queda de temperatura e clima mais gelado em alguns momentos, mas são poucos períodos com temperaturas baixas.

Ele acrescenta que nesta quinta-feira (20), véspera do inverno, o frio deu as boas vindas à região. 

— Nos Campos de Cima da Serra as temperaturas foram baixas no dia anterior ao início deste inverno. Em Vacaria, os termômetros marcaram 1°C. Em Caxias, a mínima ao amanhecer foi 5°C. Não será um frio típico da Serra, de amanhecer com campos brancos cobertos por geada, mas terá dias mais frios. 

A previsão é de que o tempo permaneça seco e ensolarado até a próxima quarta-feira (26), quando uma nova onda de frio chega ao RS.

— A temperatura tende a ser mais baixa no dia 26, quando os termômetros se aproximam do zero. Porém,  como são ondas curtas de frio, no dia 30, a temperatura volta a subir, o que é típico do fenômeno El Niño.

O inverno acabará no dia 23 de setembro, às 4h50min.

Leia também
Homem tenta matar a esposa e depois comete suicídio em Veranópolis
Vítima de acidente internada em Vacaria recebeu alta nesta madrugada

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros