Escolas de educação infantil de Caxias vão reduzir horário de atendimento - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Abrem mais tarde28/06/2019 | 13h20Atualizada em 28/06/2019 | 13h37

Escolas de educação infantil de Caxias vão reduzir horário de atendimento

Conforme secretária, medida é para evitar tempo excessivo de permanência das crianças

Escolas de educação infantil de Caxias vão reduzir horário de atendimento Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

As 44 escolas de educação infantil de Caxias do Sul administradas por três entidades de interesse social em contrato com o município vão abrir, para o turno integral, meia hora mais tarde e fechar 18 minutos mais cedo a partir do dia 5 de agosto. Atualmente, elas abrem das 6h30min às 18h18min, e vão passar a atender das 7h às 18h.

Conforme a Secretaria da Educação, a medida respeita resolução de 2017 do Conselho Municipal de Educação, que recomenda que o tempo máximo de permanência da criança na escola seja de 10 horas por dia. Mesmo com a redução, os alunos ainda vão permanecer 11 horas na escola. Segundo a secretária, Marina Matiello, o tempo não foi reduzido mais para não prejudicar as famílias que começam a trabalhar cedo.

Leia mais
Aumenta lista de espera por vagas na Educação Infantil em Caxias
Caxias do Sul terá três novas escolas de Educação Infantil

De acordo com ela, foi feito um levantamento junto aos pais no ano passado, considerando a hora de chegada das crianças no início da manhã, que apontou que 5% delas chegavam entre as 6h30min e as 7h. A secretária sustenta, portanto, que uma parcela pequena de famílias será afetada.

— Essas famílias terão que se reorganizar. Poderão acertar, no núcleo familiar, por exemplo, para uma outra pessoa levar a criança. É por isso que demos essa margem até 5 de agosto, para que essas famílias possam se adaptar — afirma.

Conforme a secretária, uma eventual redução de custo de luz das entidades, por exemplo, não é significativa e não é o motivo da medida. Marina afirma que o investimento feito pelo município segue o mesmo nas entidades. Não haverá mudança na carga horária dos professores, por exemplo.

A supervisora de uma das entidades que administram as escolas, Maristela  Carneiro, do Centro Filantrópico Simon Lundgren, concorda com a medida da secretaria, definida após uma reunião com as entidades nesta quinta-feira (27).

— Realmente percebemos que muitas famílias acabam por deixar os filhos por um tempo excessivo e isso não é benéfico para a criança. Ela precisa do convívio familiar e precisa ser orientada e amparada pela sua família — comenta.

Atualmente, cerca de 4,3 mil crianças de zero a cinco anos são atendidas nestas 44 escolas. A decisão não prevê alteração no regime de turno parcial, que continua o mesmo: das 7h30min às 11h30min pela manhã e, à tarde, das 13h30min às 17h30min. 

Leia também
Escola vai distribuir sopa a moradores de rua de Caxias do Sul
Em pouco mais de duas horas, blitz em Caxias flagra sete motoristas sem permissão para dirigir
Caxias do Sul está entre as 400 cidades brasileiras que mais aplicam recursos na educação

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros