Dia de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, tem missa e distribuição do tradicional pãozinho - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

141º edição13/06/2019 | 13h35Atualizada em 13/06/2019 | 13h51

Dia de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, tem missa e distribuição do tradicional pãozinho

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas nas celebrações

Dia de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, tem missa e distribuição do tradicional pãozinho Amdré Fiedler/Agência RBS
Ao todo, são 430kg de pães Foto: Amdré Fiedler / Agência RBS

Já é tradição em Bento Gonçalves a população despertar no dia 13 de junho com as badaladas dos sinos de todas as igrejas da cidade. É a Alvorada Festiva, que marca o início das celebrações ao do dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

Leia mais
Festa de Santo Antônio distribuirá 85 mil pãezinhos em Bento Gonçalves

Ao longo desta quinta-feira, feriado municipal, cerca de 20 mil bento-gonçalvenses devem assistir às missas que ocorrem no Santuário de Santo Antônio, no centro da cidade. Pela manhã foram três celebrações, com início às 7h. À tarde serão outras duas, com destaque para a missa campal que ocorre às 15h em frente ao santuário. Em seguida, será realizada uma procissão pelas ruas centrais. A última celebração está marcada para as 18h.

Outra atração das comemorações é a tradicional distribuição de pãezinhos de Santo Antônio. Nesta edição serão distribuídas 85 mil unidades, que correspondem a 430kg. A diarista aposentada Maria Helena de Morais, 60 anos, buscou três pães, um para cada pessoa da família.

— Eu venho desde os 24 anos, porque antes eu morava no interior. Venho para pedir, mas também para agradecer. Todo dia 13 eles distribuem o pãozinho. Se eu venho à missa sempre pego. Não tenho o hábito de vir só pegar o pão. Tem que ser a missa e o pãozinho — afirma Maria, que aproveitou a reza das 8h30min para pedir que a filha, de 28 anos, consiga engravidar.

A devoção pelo santo também é manifestada por quem dedica o feriado a contribuir com a realização da festa. É o caso do aposentado Olimpio Damian, 67, que há seis se dedica a distribuir os pãezinhos, entre outras atividades.

— Sempre fui devoto de Santo Antônio. Em 2013 fui convidado a ser festeiro e gostaram do meu trabalho. Cada ano tem mais gente — destaca.

Os pães distribuídos na festa foram doados por padarias e supermercados de Bento Gonçalves.

Leia também
Patrola começa a arrumar estrada usada por crianças em Vacaria e atola
Homem morre após ser arremessado de veículo em choque com poste em Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros