Clima quente do feriadão deixa no ar a pergunta: esse foi o último suspiro do verão? - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Clima23/06/2019 | 20h30Atualizada em 23/06/2019 | 20h30

Clima quente do feriadão deixa no ar a pergunta: esse foi o último suspiro do verão?

Na tarde de domingo, dia 23, por volta das 16h, termômetros registravam 22ºC.

Clima quente do feriadão deixa no ar a pergunta: esse foi o último suspiro do verão? Marcelo Casagrande/Agencia RBS
23 de junho de 2019: No Parque Infanti da UCS, no entorno do lago, caxienses aproveitaram os últimos resquícios de verão neste inverno tardio. Às 16h, termômetros registravam 22ºC Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Nestas duas primeiras fotografias dessa reportagem, fica evidenciado o contraste do clima em Caxias do Sul. Acima, o registro fotográfico da tarde de ontem a tarde, dia 23 de junho, revela o calor de 22ºC, em mais um dia ensolarado neste inverno tardio.  Abaixo, a forte neblina denunciava a sensação de frio ainda maior do que mostravam os termômetros, em 23 de junho de 2015. Naquela manhã, a temperatura atingiu a mínima de 6ºC. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL  (23/06/2015) Inverno caxiense 2015. Forte neblina em Caxias do Sul. Inverno 2015. Clima 2015. (Roni Rigon/Pioneiro)
23 de junho de 2015: Manhã de forte neblina e temperatura mínima de 6ºC evidenciavam a força do inverno que já mostrava suas carasFoto: Roni Rigon / Agencia RBS

Centenas de caxienses aproveitaram os últimos resquícios de calor para ocupar o Parque Getúlio Vargas, mais conhecido como Macaquinhos, os Pavilhões da Festa da Uva e o entorno do lago na Universidade de Caxias do Sul. Entre as pessoas que desfrutavam do verão de inverno, na tarde de ontem, estavam as amigas Jéssica Brambatti, 30 anos, advogada e Priscila Oliveira, 34, arquiteta.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/06/2019 - Com termômetros acima do normal para a época, centenas de caxienses aproveitaram o sol em parques da cidade. NA FOTO: Jéssica Brambatti, 30 anos, advogada, e Prisclia Oliveira, 34 anos, arquiteta, no Parque dos Macaquinhos. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
As amigas Jéssica e Priscila curtiram a tarde de sol para bater papo, enquanto tomavam chimarrão, no Parque Getúlio VargasFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

— Decidimos sair de casa para aproveitar o dia de verão — revela Jéssica, sorrindo.

— Esse tempo está fora do normal — argumenta Priscila, tomando um chimarrão.

— Em casa eu estava de moletom, mas cheguei aqui tive de tirar — complementa Jéssica.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/06/2019 - Com termômetros acima do normal para a época, centenas de caxienses aproveitaram o sol em parques da cidade. NA FOTO: Carlos Roberto Lemos, 54 anos, vendedor ambultante, no Parque dos Macaquinhos. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Carlos Roberto comemora as vendas na tarde de sol de domingo, mas confirma que público esteve aquém porque muitos estavam fora de CaxiasFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O movimento intenso em parques e praças de Caxias também mobilizou o comércio. O vendedor ambulante Carlos Roberto Lemos, 54 anos, comercializou 40 algodões doces, fora balões e maçãs do amor, na tarde de domingo.

— Só não vendi mais porque tem muita gente fora de Caxias nesse feriadão.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/06/2019 - Com termômetros acima do normal para a época, centenas de caxienses aproveitaram o sol em parques da cidade. NA FOTO: Maria Eva Fernandes, 34 anos, artesã, e Adriano Paim, 40 anos, açougueiro, da Artesanato Ascart. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
O casal Maria Eva e Adriano, dividiram-se entre curtir o bom clima de domingo e a venda de artesanato, nos Pavilhões da Festa da UvaFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Na outra ponta da cidade, o casal Maria Eva Fernandes, 34, artesã e Adriano Paim, 40, açougueiro, aproveitaram o final do feriadão para ficar juntos, curtindo o bom clima, e também para aumentar a renda familiar. Maria é uma das artesãs que participa da Associação Caxiense dos Artesãos (Ascart), que tem um ponto de venda nos Pavilhões da Festa da Uva.

— Tivemos boas vendas hoje, mas quem compra são os turistas. Pela manhã atendemos pessoas que vieram do Paraguai — conta Maria Eva.

A cena de ontem lembrava muito os dias de verão com crianças brincando nos parquinhos, jogando bola e andando de bicicleta, e os adultos "lagarteando" no sol, sentados em suas cadeiras de praia e sorvendo um mate amargo. Será que este foi o último suspiro do verão?

Confira a galeria de fotos da tarde de domingo, dia 23 de junho

Leia também
Deu praia em pleno junho
Bombeiros de Caxias receberão novos equipamentos para salvamento em altura
Família que perdeu tudo em incêndio no bairro Monte Carmelo, em Caxias, precisa de doações
Jovem de 19 anos com câncer agradece por atendimento da Liga Feminina, de Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros