Canal de irmãos caxienses surdos ganha placa de prata do YouTube  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Inclusão 16/06/2019 | 15h45Atualizada em 16/06/2019 | 15h45

Canal de irmãos caxienses surdos ganha placa de prata do YouTube 

Tainá e Andrei são os donos da cachorrinha Bella que aprendeu a responder gestos na Língua Brasileira de Sinais

Canal de irmãos caxienses surdos ganha placa de prata do YouTube  Arquivo Pessoal/Divulgação
Canal de irmãos caxienses surdos ganha placa de prata do YouTube ao ultrapassar 100 mil inscritos Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Surdos desde o nascimento, os irmãos caxienses Andrei Borges, 23 anos e Tainá Borges, 17, foram presenteados, no último dia 13, com uma placa de prata, após ultrapassar os 100 mil inscritos em seu canal oficial no YouTube.  Eles são os primeiros surdos do Brasil a receber o reconhecimento entregue pela maior plataforma de vídeos do mundo. 

Os jovens mantêm o canal Visurdo, desde 2016.  A ideia de criar o canal partiu de Andrei para que a sociedade entenda como os surdos se sentem em relação a diversos temas. Foi pensando na acessibilidade que os irmãos decidiram legendar os vídeos em português para os ouvintes que acompanham o Visurdo.  

Leia mais
Cachorrinha em Caxias do Sul aprende comandos em Libras para entender os donos
Filmes com legendas descritivas para surdos é realidade em salas de cinema de Caxias 

Exultante com a conquista, o estudante agradece aos seguidores do canal que permitiram que eles inspiram, não apenas a comunidade surda, mas os ouvintes também: 

— Vocês sempre acreditaram no nosso trabalho, nos acompanharam sempre, fico muito feliz em saber que muitas pessoas falam  que eu e minha irmã somos inspiradores para a comunidade surda, estamos conseguindo ajudar muitas pessoas a conhecerem o que é a comunidade, cultura e identidade surda, no cotidiano dos surdos. Nós nunca vamos deixar de lutar pelos nossos direitos, sempre estaremos prontos para ajudar — ressalta Andrei. 

Tainá também não esconde a felicidade pelo reconhecimento. 

— Eu não tenho muitas palavras para descrever como eu senti quando recebi essa placa maravilhosa, porque eu nunca achei que ia chegar e nem era nosso objetivo principal, mas nos deixou muito felizes. A ideia do canal é criar interação dos ouvintes com nós, surdos, e fazer o preconceito diminuir, e percebemos que está diminuindo bastante. Eu realmente fiquei muito feliz quando soube que inspiramos as pessoas. Agora é rumo ao um milhão de inscritos! Porque nada é impossível comemora ela. 

Andrei ressalta ainda que a família é a base de tudo:

— O apoio que você precisa, as palavras de incentivo, carinho e amor dos nossos pais são um suporte e eles não pedem nada em troca, fazem sempre de coração. Nossos pais são ouvintes e tem dois filhos surdos, e eles terem aprendido Libras é muito importante para mim porque aceitaram a minha  língua e o meu mundo. Todos os ouvintes podem aprender sinais básicos para se comunicar melhor caso encontre ou conviva com um surdo. 

Tainá também agradece a dedicação dos pais. 

— Nosso pais nos incentivam e nos dão dicas. Eles sempre ficam com a gente em todas as horas —  diz emocionada. 

Atualmente, o canal conta com 140.450 inscritos. Um dos vídeos com mais visualizações conta com dicas de como ensinar gestos da Língua Brasileira de Sinais a cachorros. A postagem já coleciona mais de 97 mil visualizações e mostra como os irmãos ensinaram a cachorrinha Bella a entender comandos em Libras, para que ela entenda melhor os donos. 

Leia também
Uniftec promove evento "Wave" para discutir o avanço do conhecimento e da tecnologia  
Feira do Peixe Vivo comercializa 350 quilos no mês de junho em Caxias 
Morre homem baleado em Farroupilha



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros