Araucária no Século XX, em Caxias do Sul, com dias contados? - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Comunidade15/06/2019 | 15h08Atualizada em 15/06/2019 | 15h08

Araucária no Século XX, em Caxias do Sul, com dias contados?

Moradores estão preocupados com a árvore que fica no terreno ao lado da escola

Araucária no Século XX, em Caxias do Sul, com dias contados? Nilo Galgaro/Divulgação
Foto: Nilo Galgaro / Divulgação

A comunidade da Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes, no bairro Século XX, em Caxias do Sul, está preocupada com a araucária que fica no terreno ao lado do colégio. 

Leia mais textos de Ciro Fabres

Moradores, pais e a direção solicitam o corte, pois já houve queda de galhos sobre o teto da escola, causando danos à estrutura do prédio.  Também alertam para o risco a professores e alunos. 

O vereador Arlindo Bandeira (PP) foi chamado para conferir a situação. Porém, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) indeferiu o pedido. O tronco grosso da árvore indica que sua condição de estabilidade é boa.

A coluna entende a preocupação da comunidade escolar. Mas levanta uma questão: há mesmo a necessidade do corte da araucária para prevenir a situação de risco? Por que não tentar outra alternativa, executando ou levantando uma estrutura de proteção, que preserve a árvore e garanta também a segurança?

A comunidade escolar deve se empenhar na preservação ambiental, transmitindo um recado de que é importante a busca de soluções pela preservação de uma árvore. Seria um belo exemplo.

Claro que a segurança tem de ser atestada e garantida em primeiro lugar. Mas, antes de partir para o corte da árvore, que é a solução sumária, é importante tentar preservá-la. Pode ter um custo, mas valerá o exemplo, e poder dizer: "esta araucária foi preservada".

Leia também
Opinião: Sempre é momento de cuidar da Praça Dante Alighieri
Filhos são grupo que mais pratica violência contra idosos em Caxias do Sul
Projeto de novo posto do grupo rodoviário de Farroupilha inclui balança de pesagem

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros