Valor recolhido com a aplicação de multas de trânsito servirá para construção de rampas em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Licitação06/05/2019 | 12h57

Valor recolhido com a aplicação de multas de trânsito servirá para construção de rampas em Caxias do Sul

Prefeitura vai investir R$ 1,6 milhão para manutenção e adequação de rampas de acessibilidade

Valor recolhido com a aplicação de multas de trânsito servirá para construção de rampas em Caxias do Sul Leonardo Portella/Divulgação
Planejamento prevê a construção de 1,5 mil novas rampas nas calçadas da área central e dos bairros Foto: Leonardo Portella / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

A locomoção em Caxias do Sul passará por melhorias com investimento estimado em R$ 1,6 milhão previsto pela prefeitura. O valor é proveniente da aplicação de multas de trânsito na cidade e será usado para custear serviços de adequação de rampas de acessibilidade em calçadas do município. O edital nº 2019/101, para licitação junto a empresas especializadas, está disponível no site da prefeitura. O pregão ocorre no dia 21, às 9h, na Central de Licitações (Cenlic), junto ao Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição). 

O planejamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), em conjunto com a Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), prevê a construção de 1,5 mil novas rampas de concreto de 10, 12 e 15 centímetros de altura nas calçadas da área central e dos bairros.

De acordo com a prefeitura, os espaços terão piso tátil e alertas direcionais. As melhorias e adequações nos espaços obedecerão à NBR 9050, que determina padrões técnicos das rampas, como inclinação e medidas mínimas de largura, por exemplo. Serão contemplados 152 cruzamentos, com uma média de oito rampas em cada um, totalizando mais de 1,2 mil novos espaços. As quase 300 rampas ainda previstas no contrato ficarão como reservas para demandas que surgirem ao longo dos próximos anos.

As melhorias devem ocorrer nos bairros São Pelegrino, Centro, Pio X, Exposição, Nossa Senhora de Lourdes, Cruzeiro, entre outros. A ação contemplará locais de interesse da comunidade, como os acessos ao Centro Administrativo, Fórum e à Estação Principal de Integração (EPI) Imigrante, na BR-116. A relação dos locais foi mapeada pela Coordenadoria de Acessibilidade, conforme vistorias que foram entregues à SMTTM, responsável por viabilizar a contratação do serviço. 

— É um dos maiores projetos que esta administração está realizando e que, com certeza, aumentará a segurança e a qualidade do ir e vir da comunidade — afirma o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares.

— As reclamações e demandas sobre as dificuldades de deslocamento nos passeios públicos eram muitas e finalmente teremos garantido esse direito graças a essa parceria entre diferentes setores do governo — completa o titular da Coordenadoria de Acessibilidade, Tibiriçá Maineri.

Leia também
Ruas de Bento Gonçalves terão vinho encanado
Venda de peixe vivo no centro de Caxias ocorrerá também no inverno
Polícia de Caxias acredita que professor não foi assassinado no local em que corpo foi encontrado
Jovem morta em acidente em Caxias do Sul completaria 22 anos na terça-feira
Restaurante Popular promove ações alusivas ao Dia da Cidadania nesta segunda-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros