Serra já registra 75 mortes no trânsito em 2019  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Maio Amarelo14/05/2019 | 15h25Atualizada em 14/05/2019 | 17h24

Serra já registra 75 mortes no trânsito em 2019 

Em Caxias do Sul, dado deste ano atingiu o dobro do ano passado

Serra já registra 75 mortes no trânsito em 2019  Polícia Rodoviária Federal/Divulgação
No final de semana, colisão vitimou jovem de 19 anos em Vila Flores Foto: Polícia Rodoviária Federal / Divulgação

Colisões, capotamentos e atropelamentos estão engordando os índices de mortes no trânsito, neste ano, na Serra. Os dados demonstram um aumento preocupante de vidas perdidas nas estradas. Até a manhã desta terça-feira (14), já haviam sido registradas 75 mortes na região, sendo 50 delas resultantes de colisão entre veículos, de acordo com dados da ferramenta Vidas Perdidas no Trânsito, do Pioneiro.

Leia mais
Jovem de 19 anos morre em acidente na BR-470, em Vila Flores

O dado é 39,62% maior do que as mortes registradas no mesmo período do ano passado, quando 53 mortes foram contabilizadas. O número também passa da metade do total de mortes de 2018, que foi de 147. Neste ano também já foram registrados 12 atropelamentos e nove capotamentos. 

Da Serra, Caxias do Sul é a cidade com mais vítimas neste ano. Na terça, já eram registradas 23 mortes nas estradas que ficam dentro dos limites do município — mais que o dobro das 11 mortes ocorridas no mesmo período de 2018. Para Joelson Queiroz, gerente de educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), os números são elevados e passam pela falta de conscientização a respeito do assunto.

— Defendo que a base de tudo é a Educação. Se a pessoa entende e respeita as regras de trânsito, os limites de velocidade, ela não vai sofrer acidentes e nem mesmo ser multada — lembra o educador.

Mês de conscientização

O Maio Amarelo propõe uma série de atividades relacionadas à educação no trânsito. Sob o tema "No trânsito, o sentido é a vida", a programação deste ano soma mais de 60 iniciativas junto à comunidade caxiense . A ação envolve cursos gratuitos abertos à população, novos projetos, palestras em Centros de Formação de Condutores (CFCs) e entidades, atividades educativas em escolas da rede pública e privada e nas ruas de Caxias do Sul.

Com os jovens, são desenvolvidos dois projetos: Acolhedores e Jovem no Trânsito. De acordo com Queiroz, o foco nesta faixa etária é importante, tendo em vista recorrentes abordagens de motoristas sem habilitação, além de acidentes violentos que, segundo ele, acabam tirando muitas vidas precocemente.

— Não podemos ficar de braços cruzados diante de tantos jovens que estão morrendo — ressalta o educador.

Outra novidade deste ano é o programa Fiscal por um Dia, que convida a comunidade a vivenciar a rotina dos fiscais de trânsito do município. A primeira ação ocorreu na tarde de sexta-feira (10). Segundo Queiroz, as inscrições abertas para três pessoas encerraram no dia em que foram abertas. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL - 10/05/2019 - Maio Amarelo e projeto Fiscal por um dia (FOTO: ANSELMO CUNHA/AGENCIA RBS)
Foto: Anselmo Cunha / Agencia RBS

Durante o mês de maio, Centros de Formação de Condutores (CFCs) também desenvolvem atividades voltadas à conscientização no trânsito. Um dos exemplos é o projeto Dirija pela Vida, concebido pelo CFC Juvenil, que pretende abranger crianças de séries iniciais nas escolas, além de ciclistas, idosos e funcionários de empresas da cidade.

A ação contará com jogos e atividades aplicados por educadores de trânsito, em um formato adaptável para a necessidade de cada local, conforme  explica a coordenadora da área de projetos educacionais do CFC Juvenil, Jaqueline Raquel Echer:

— O número de óbitos no trânsito está cada vez maior e não é por falta de conhecimento, é uma questão comportamental. Entendemos que chegou o momento da Educação sair das paredes do CFC, atingindo a comunidade como um todo.

ATIVIDADES MAIO AMARELO

:: Superando o Medo de Dirigir
O que: a atividade busca minimizar o número de pessoas que dirigem com medo, incentivando condutores que possuem dificuldade, medo ou fobia de conduzirem seus veículos em via pública
Quando: quarta-feira (15), das 18h30 às 22h30min

:: Viva Bike
O que: capacitação de para utilização da bicicleta com segurança, proporcionando conhecimentos com base na legislação, manutenção básica e técnicas de pilotagem
Quando: dia 18 de maio, das 9h às 11h

:: Mecânica de Bigode
O que: atividade destinada à manutenção preventiva de veículos, mesclando aulas teóricas e práticas.
Quando: dia 21 de maio, das 18h30min às 22h30min

:: Mecânica de Capacete
O que: atividade busca proporcionar ao público o conhecimento da manutenção preventiva e da segurança de motociclistas, misturando aulas teóricas e práticas.
Quando: dia 28 de maio, das 18h30 às 22h30min

Onde fazer
Todas as capacitações serão realizadas no auditório da SMTTM, na rua Moreira César, nº 1.666, no bairro Pio X. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (54) 3290-3955 ou (54) 3290-3956 ou pelo e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br. No final da atividade, todos os participantes recebem certificados.

 Leia também
Diretório do PDT de Caxias do Sul garante a realização da convenção no sábado, dia 18
Campanha do Agasalho de Bento Gonçalves terá "termômetro" de doações
Registros de violência contra professores caem em 2019 na rede estadual em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros