Romaria de Caravaggio reúne cerca de 30 mil fiéis na manhã deste sábado - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Fé 25/05/2019 | 14h04Atualizada em 25/05/2019 | 14h04

Romaria de Caravaggio reúne cerca de 30 mil fiéis na manhã deste sábado

Celebrações começaram às 6h deste sábado

Romaria de Caravaggio reúne cerca de 30 mil fiéis na manhã deste sábado DCCI/SSP/divulgação
Celebrações começaram às 6h deste sábado Foto: DCCI/SSP / divulgação

A manhã deste sábado (25), primeiro dia da 140ª Romaria de Caravaggio, levou pelo menos 30 mil fiéis ao santuário em Farroupilha, segundo a Brigada Militar. Devotos de diversas cidades começaram a chegar ao local nas primeiras horas da manhã. A imagem de Nossa Senhora, posicionada ao lado do altar, foi tocada por milhares de fiéis que pediram bênçãos ou agradeceram por graças concedidas. 

Um dos momentos mais marcantes de devoção e  religiosidade à Santa de Caravaggio deste sábado foi quando os peregrinos se uniram na esplanada em frente à igreja para participar da missa campal das 10h30min. Ela foi celebrada pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni, e animada por jovens que participam da 6ª Romaria da Juventude. 

Leia mais
Confira o horário das missas durante a Romaria
MAPA: confira informações do trajeto ao Santuário de Caravaggio
Pastel a R$ 4, fitinhas de Caravaggio a R$ 5: saiba o que você vai encontrar no Santuário
Governador estará no Santuário de Caravaggio em Farroupilha neste domingo 
Transporte durante a romaria ao Santuário de Caravaggio: saiba quanto custam as passagens
Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio

Na homilia, o bispo Dom Alessandro lembrou o lema da 140ª romaria "Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro" ao afirmar que o Papa Francisco nos pede mais humanidade, paciência e compaixão. O bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, que comemora 83 anos de vida e 58 de vida religiosa, também participou da celebração. 

Entre a vida e a morte

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 25/05/2019140 romaria de Caravaggio: Romeiros vão a Caravaggio para pedir e agradecer.Ana Maria Capeletti, de 44 anos (vestida de nossa senhora)
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Na fila das pessoas que esperavam para tocar a imagem de Nossa Senhora estava a cozinheira Ana Maria Capeletti, 43 anos. Ela saiu do bairro Castelo, em Caxias, às 5h de sábado. Pegou o primeiro ônibus até a igreja de São Pelegrino, de onde seguiu a pé até o santuário. Ana fez o trajeto neste sábado caracterizada de Nossa Senhora para agradecer pelo restabelecimento depois de ter ficado três dias na UTI em decorrência de complicações de um mioma e infecção generalizada.

— Eu tenho muita fé em Nossa Senhora do Caravaggio. Estava entre a vida e a morte e estou aqui. Estava em uma UTI e estou aqui, estou trabalhando, bem de saúde e muito agradecida — disse emocionada a peregrina.

FOTOS: confira imagens da romaria ao Santuário de Caravaggio   

 As celebrações começaram às 6h e seguem até 17h deste sábado. No domingo (26), que é o Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, serão 10 missas a partir das 6h.  A celebração das 10h30min é a que atrai maior púbico, por ser campal.  Em seguida, ocorre a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.  

O governador Eduardo Leite deve participar da missa campal deste domingo que será celebrada por dom Alessandro Ruffinoni. Conforme a organização da romaria, pelo menos 16 padres deverão conduzir as missas, com o suporte de mais de 40 Ministros da Eucaristia.

Leia também
Seis bairros e loteamentos podem ficar sem água neste domingo em Caxias 
Clientes são assaltados em hamburgueria no bairro Panazzolo em Caxias
Microempreendedores Individuais têm até 31 de maio para declarar faturamento

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros