Projeto que dá pernoite, jantar e café da manhã para pessoas em situação de rua começa nesta quarta-feira - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Solidariedade01/05/2019 | 07h02Atualizada em 01/05/2019 | 07h02

Projeto que dá pernoite, jantar e café da manhã para pessoas em situação de rua começa nesta quarta-feira

Ação terá 136 noites, 53 a mais do que na primeira edição

Projeto que dá pernoite, jantar e café da manhã para pessoas em situação de rua começa nesta quarta-feira Antonio Valiente/Agencia RBS
Salão paroquial da Igreja Sagrada Família será sede do projeto neste ano Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A partir das 19h30min desta quarta-feira (1º), as portas da Igreja Sagrada Família, na área central de Caxias do Sul, estarão abertas para a segunda edição do Projeto Hospedagem Solidária. A iniciativa oferece pernoite, jantar e café da manhã para homens que vivem em situação de rua na cidade. Capitaneada pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias, o projeto é desenvolvido por meio de parcerias e trabalho voluntário.

Leia mais:
Projeto que atende pessoas em situação de rua no inverno, em Caxias, foi antecipado neste ano
Diocese de Caxias do Sul cria hospedagem para abrigar moradores de rua
Projeto que acolheu moradores de rua encerra atividades em Caxias do Sul 

Neste ano, um público maior será atendido por um período mais longo do que no ano passado, quando ocorreu a primeira edição. O início da ação foi antecipada em 41 dias em relação a 2018, quando começou em 11 de junho. O encerramento está previsto para 13 de setembro. No total, serão 136 noites, 53 a mais do que em 2018 (83). Um aumento de cerca de 65%. O número de beneficiários também será ampliado, passando de 50 para 80 ou 90, acima de 60% de acréscimo. A sede do projeto também mudou. Será no salão da Paróquia Sagrada Família, no bairro de mesmo nome, na área central da cidade. A edição anterior ocorreu no salão da Igreja São Leonardo Paróquia Murialdo, no Centro.

A ação seguirá o mesmo formato: em cada dia haverá uma equipe responsável pela acolhida dos beneficiários que ocorrerá sempre a partir das 19h30min. Ao entrar na igreja, os usuários passam por revista da Guarda Municipal. Depois, podem tomar banho e trocar de roupa. Em seguida, é servido jantar. O pernoite ocorre em colchões dispostos pelo salão paroquial. Pela manhã, é servido café.

Parte das refeições é fornecida por restaurantes da cidade e padarias e outra parte é feita pelos colaboradores com alimentos doados pela comunidade. No ano passado, foram 375 voluntários. A expectativa é que este número aumente nesta edição.

Como doar:

:: O quê: Colchões de solteiro (há necessidade cerca de 30), lençóis também de solteiro, cobertores, roupas de inverno para homens (incluindo meias, cuecas, cachecóis e toucas), toalhas de banho, produtos de higiene pessoal (creme e escova dentais, aparelho e creme de barbear, sabonetes), chinelo de dedos e de tecido.
:: Onde: As doações podem ser entregues nas sedes das paróquias da cidade, em horário de expediente ou nos horários de missas.

Como ser voluntário:

:: Quem quiser se voluntariar pode se apresentar nas sedes das paróquias que participam do projeto, Sagrada Família, Catedral, Nossa Senhora de Lourdes, Pio X, São Pelegrino e Santa Catarina.

Leia também:
37 livreiros participarão da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros