Preparem-se: esta semana deve ser a mais fria do ano até agora na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Clima20/05/2019 | 14h45Atualizada em 20/05/2019 | 14h51

Preparem-se: esta semana deve ser a mais fria do ano até agora na Serra

Previsão indica que mínima deve ser de 3°C em cidades da região

Preparem-se: esta semana deve ser a mais fria do ano até agora na Serra Antonio Valiente/Agencia RBS
Segundo indica a previsão, o maior pico de frio deve ocorrer entre a quarta-feira (22) e o domingo (26) Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A hora de tirar os casacos pesados do armário está chegando. Depois de uma segunda-feira ensolarada, a semana deve ser a mais fria do ano até agora em algumas cidades da Serra — principalmente naquelas conhecidas pelas baixas temperaturas, como São José dos Ausentes. Segundo indica a previsão, o maior pico de frio deve ocorrer entre a quarta-feira (22) e o domingo (26). A Somar Meteorologia ainda não confirma, mas esses próximos dias podem ser os mais frios de 2019.

Leia mais
Previsão do tempo: instabilidade se intensifica no Estado a partir de terça-feira
Não pode levar sua doação para a campanha do agasalho de Caxias? Ligue
Campanha do Agasalho de Bento Gonçalves terá "termômetro" de doações

A queda das temperaturas ocorre, de acordo com Jonas Ribeiro, meteorologista da Somar, em função da chuva, que vai dar lugar a uma massa de ar seco e frio a partir de quarta-feira (22). Assim, a temperatura em cidades mais altas, como Vacaria e São José dos Ausentes, deve ficar com mínima de 3°C e máxima de 18°C. Em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e outras cidades da região, a temperatura será um pouco mais alta, variando entre 5°C e 20°C.

O meteorologista da Somar ainda explica que o frio desta época ocorre em função de um movimento gradual e cíclico. Segundo ele, o inverno gaúcho deste ano pode ser mais frio e chuvoso do que a média por conta do El Niño. O fenômeno é gerado por um aquecimento acima do normal do Oceano Pacífico, próximo ao litoral do Peru.

A mudança, segundo Ribeiro, provoca alterações nas condições meteorológicas da América Latina, que variam de acordo com a região. No Sudeste brasileiro, por exemplo, as temperaturas tendem a subir mais do que a média durante o inverno.

Veja as temperaturas previstas para a semana:

Caxias do Sul: 5°C a 20°C
Bento Gonçalves: 5°C a 20°C
Farroupilha: 6°C a 26°C
Flores da Cunha: 6°C a 25°C
Gramado: 5°C a 20°C

Leia também
Cachorrinha em Caxias do Sul aprende comandos em Libras para entender os donos
"Estou pensando em ir embora", desabafa vizinho de cracolândia em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros