Maior escola de Farroupilha fecha secretaria por falta de servidores - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Educação02/05/2019 | 16h10Atualizada em 02/05/2019 | 16h37

Maior escola de Farroupilha fecha secretaria por falta de servidores

Aposentadoria e remanejamento de professores impactam nos serviços do Colégio São Tiago 

Maior escola de Farroupilha fecha secretaria por falta de servidores Filipe Hensel/Divulgação
Estudantes fizeram protesto na manhã desta quinta-feira Foto: Filipe Hensel / Divulgação

Professores e alunos fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (2) no Colégio São Tiago. Quase dois meses e meio após o início das aulas, a escola com maior número de alunos de Farroupilha teve de fechar a secretaria no início da semana por falta de servidores. A biblioteca e a sala de informática também estão sem profissionais para atendimento. O motivo inclui aposentadorias e remanejamento de professores que atuavam nesses locais para a sala de aula. Ainda assim, a instituição segue sem o quadro de professores completo.

Conforme a vice-diretora Miqueli Picinin Loveda, existe um esforço para que os alunos não fiquem sem aulas. No entanto, ela explica que uma das alternativas tem sido colocar em sala de aula professores diferente da especialidade necessitada. 

— É (uma situação) inviável porque uma professora de Biologia dando aula de Química, por mais que a gente se esforce, não é a mesma coisa — comenta. 

Leia mais
VÍDEO: estudantes de escola da rede estadual de Farroupilha reclamam da falta de professores

Outro aspecto é que, com a secretaria fechada, não há condições de fazer parte dos serviços, conforme a vice-diretora. Ela explica que está comprometido o fornecimento de histórico, de certificado, de atestado de frequência e o lançamento de notas. A professora diz ainda que é inviável que a diretoria faça esses procedimentos por causa da sobrecarga de trabalho, já que a escola também está sem professores atuando na coordenação pedagógica. Os que trabalhavam nesta área também foram realocados na sala de aula. 

Segundo a coordenadora da 4ª CRE, Janice de Moraes, a contratação de professores já está encaminhada. A previsão é que, nos próximos dias, o problema possa estar solucionado para todas as escolas estaduais de Farroupilha, inclusive o Colégio São Tiago. Com relação aos servidores que atuam em secretarias, ela explica que aguarda uma posição a Secretaria Estadual da Educação. É que existe concurso em vigência, o que impede que se façam contratos emergenciais. Janice explica que havia professores atuando em secretarias, mas o remanejamento que a secretaria exigiu recolocou esses profissionais para voltarem a dar aulas.

Leia também
VÍDEO: confira as condições da ERS-122 e RSC-453 na Serra
Prefeitura de Farroupilha contrata financiamento de R$ 3 milhões para obras em escolas
Lançada licitação para escola do loteamento Campos da Serra, em Caxias do Sul




 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros