Hospital de Garibaldi terá aparelho de ressonância magnética para diagnósticos de pacientes de 15 municípios - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde15/05/2019 | 17h23Atualizada em 15/05/2019 | 17h26

Hospital de Garibaldi terá aparelho de ressonância magnética para diagnósticos de pacientes de 15 municípios

Equipamento estará disponível a partir de agosto

Hospital de Garibaldi terá aparelho de ressonância magnética para diagnósticos de pacientes de 15 municípios Charles Guerra/Agencia RBS
Diagnóstico de câncer de próstata pode ser facilitado, conforme diretor do hospital Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

O Hospital São Pedro, de Garibaldi, adquiriu um aparelho de ressonância magnética no valor aproximado de US$ 600 mil. O equipamento alemão de última geração tecnológica deve começar a ser utilizado no atendimento a pacientes de 15 municípios da região a partir de agosto. 

A capacidade é de até 80 exames por dia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e rede particular. Por enquanto, a demanda é mais baixa que esse número. A projeção do diretor administrativo do hospital, Rangel Carissimi, é atender a 30 pacientes por dia.

Segundo ele, o equipamento de modelo Magnetom Sempra, da marca Siemens, é o primeiro no Rio Grande do Sul. Carissimi afirma que a principal diferença é que se trata de um aparelho digital originalmente, enquanto outros são adaptados com digitalização posterior ou ainda permanecem analógicos. 

— Ele (o aparelho) já vem preparado para o perfil epidemiológico da nossa região —comenta.

De acordo com o diretor, uma das vantagens é a disponibilização de um software que facilitará a identificação do câncer de próstata. Carissimi explica que será possível realizar uma fusão de imagens feitas a partir do novo aparelho de ressonância magnética e de ultrassonografias. Com isso, o diretor administrativo afirma que será possível evitar biópsias. 

Leia também
Temperaturas aumentam e quinta-feira será de tempo firme
Recuperação da ERS-122, em Farroupilha, começa nesta sexta-feira
Confira as vagas de emprego do Sine de Veranópolis

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros