Estrada dos Romeiros, em Caxias, terá pavimento provisório para a Romaria de Caravaggio - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Em obras16/05/2019 | 11h52Atualizada em 16/05/2019 | 14h02

Estrada dos Romeiros, em Caxias, terá pavimento provisório para a Romaria de Caravaggio

Asfalto retirado do antigo acesso ao bairro Santa Fé será distribuído em cerca de 300 metros da via

Estrada dos Romeiros, em Caxias, terá pavimento provisório para a Romaria de Caravaggio André Fiedler/Agência RBS
Trechos vão receber asfalto retirado do acesso ao bairro Santa Fé Foto: André Fiedler / Agência RBS

A Estrada dos Romeiros, que liga Caxias do Sul a Farroupilha e costuma ser utilizada pelos romeiros que vão a pé ao Santuário de Caravaggio, receberá pavimento provisório para a romaria da próxima semana. O material será aplicado em dois pontos que ainda não receberam camada asfáltica e somam pelo menos 300 metros. A via passa por asfaltamento em todo o trecho caxiense.

De acordo com Maurício Rizzotto, diretor de operações da Codeca, empresa que realiza a obra, o material a ser aplicado é o pavimento retirado do quilômetro 141 da RSC-453, no acesso ao bairro Santa Fé.

— Com a modificação no ponto, o leito antigo não foi totalmente aproveitado. Ele ficou no meio (onde hoje há um canteiro) e o asfalto foi retirado. Nós guardamos esse material — explica.

Leia também
Estrada dos Romeiros, em Caxias, atinge 40% de execução
Prefeitura de Caxias garante que calçadas da Estrada dos Romeiros terão acessibilidade

A medida vai evitar que os trechos alaguem em caso de chuva, já que a drenagem ainda não está concluída. Como a pavimentação começou pelo entroncamento com a ERS-122, as obras atualmente ocorrem próximo ao limite com Farroupilha. Em um dos pontos, de cerca de 100 metros, é preciso mover postes para detonar rochas em seguida. Por isso, a drenagem ainda não foi implantada.

A expectativa é que a aplicação do pavimento provisório ocorra até a próxima quarta-feira (22), mas o trabalho depende das condições climáticas. Os demais pontos não pavimentados receberão cascalho. Nesta sexta-feira (17), uma equipe da Codeca percorrerá a estrada para definir detalhes das ações. Conforme Rizzotto, a via ainda tem cerca de um quilômetro sem asfalto, mas parte deste trecho já está com a base concluída.

Ajustes também em Farroupilha

No lado de Farroupilha, os acessos a Caravaggio também passaram por melhorias nos últimos dias. Conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Gilberto do Amarante, a esplanada e as vias municipais de acesso ao santuário receberam reforço na sinalização e pintura nos meios-fios. Nos próximos dias serão aplicados obstáculos físicos temporários para separar o trânsito dos pedestres.

A Rodovia dos Romeiros, que liga o chamado trevo da Santa ao santuário, receberá tapa-buracos nos próximos dias e deve passar por reparos mais profundos nos pontos mais problemáticos. A sinalização também foi reforçada. Já os romeiros que seguirão a pé de Caxias a Farroupilha vão encontrar o lado farroupilhense patrolado, segundo o secretário.

Leia Mais
Procon de Caxias notifica empresa a pagar multa de R$ 374 mil por propaganda enganosa


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros