Equipamento queimado e neblina fecham aeroporto de Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Sem visibilidade28/05/2019 | 18h37Atualizada em 28/05/2019 | 18h57

Equipamento queimado e neblina fecham aeroporto de Caxias

Previsão é  que voos voltem a decolar e aterrissar normalmente nesta quarta-feira 

Equipamento queimado e neblina fecham aeroporto de Caxias Anselmo Cunha/Agencia RBS
Equipamento queimado e neblina fecham aeroporto de Caxias Foto: Anselmo Cunha / Agencia RBS

Uma descarga elétrica queimou um dos instrumentos usados para auxiliar os pilotos em decolagens e aterrissagens no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. O anemômetro registra a velocidade e a direção dos ventos e é essencial quando há poucas condições de visibilidade. 

O aparelho foi danificado durante a chuva que caiu na cidade na tarde desta segunda (27). Os  quatro voos previstos para esta terça (28) foram transferidos para Porto Alegre. A equipe responsável pelo conserto chegou em Caxias, vinda da capital gaúcha, por volta das 17h. 

Leia mais:
Neblina e equipamento queimado prejudicam voos em Caxias do Sul

O diretor do aeroporto Maurício Loretto D'Ávila ressalta que o equipamento é antigo e já foi danificado durante outros temporais. Em 4 de abril, descargas elétricas queimaram o sensor e um transformador do anemômetro, o que cancelou e transferiu os voos. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL - 28/05/2019 - Equipamento queimado e neblina fecham aeroporto de Caxias (FOTO: ANSELMO CUNHA/AGENCIA RBS)Indexador:
O anemômetro registra a velocidade e a direção dos ventos e é essencial quando há poucas condições de visibilidade Foto: Anselmo Cunha / Agencia RBS

Para evitar o problema, a empresa responsável pela sala de controle realizou um aterramento do aparelho na tentativa de que não fosse mais danificado.  O diretor acrescenta que o aparelho é essencial em casos de baixa visibilidade.

— Com a forte neblina que tomou conta de Caxias por volta das 14h tivemos que fechar o aeroporto. Mas se o aparelho estive em funcionamento, o voo das 10h30min, não teria sido cancelado porque o piloto teria condições de pousar com ajuda de instrumentos. 

Ele explica que duas placas queimadas foram trocadas por volta das 18h30min desta tarde, o que permite que o aeroporto volta a funcionar normalmente:

— A previsão é que nesta quarta-feira os voos sejam retomados, caso tenha visibilidade para operar com instrumentos. 

Para acontecer um pouso ou decolagem, é preciso que exista visibilidade mínima de 1,5 mil pés de altitude, o que corresponde a aproximadamente 500 metros. Abaixo deste teto, os voos acontecem por instrumento e um deles é o anemômetro.  Se a visibilidade ficar abaixo de 300 pés de altitude, aproximadamente 100 metros, os voos são cancelados de qualquer forma.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL - 28/05/2019 - Equipamento queimado e neblina fecham aeroporto de Caxias (FOTO: ANSELMO CUNHA/AGENCIA RBS)Indexador:
Se o problema for apenas um fusível queimado, o conserto é mais rápido, caso contrário não há previsão para que o aeroporto volte a operar Foto: Anselmo Cunha / Agencia RBS

A chuva também queimou 14 lâmpadas da pista que foram trocadas ainda manhã desta terça-feira (28).  

Leia também:
Caminhão com câmeras auxilia policiamento em frente à igreja em Caxias do Sul
Posto de Caxias venderá gasolina comum a R$ 2,50 o litro no Dia Livre de Impostos
Polícia fechou sete desmanches de veículos nos últimos três meses em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros