Empresário caxiense José Fiorindo Angeli morre aos 92 anos - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Luto08/05/2019 | 09h26Atualizada em 08/05/2019 | 17h53

Empresário caxiense José Fiorindo Angeli morre aos 92 anos

Ele fazia parte do Conselho de Administração da Agrale e estava internado em Porto Alegre

Empresário caxiense José Fiorindo Angeli morre aos 92 anos Divulgação/Divulgação
Empresário fez parte da história de desenvolvimento econômico da cidade Foto: Divulgação / Divulgação

Morreu na noite desta terça-feira (7), em Porto Alegre, uma importante personalidade do cenário empresarial de Caxias do Sul. José Fiorindo Angeli tinha 92 anos e integrava o Conselho de Administração da Agrale.  De acordo com informações da família, ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento e teve falência múltipla dos órgãos. 

Sua trajetória de relevância no setor industrial da cidade foi reconhecida de diversas formas. Em 2006, foi agraciado com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), que homenageia empresários que se destacam em seus segmentos.

O velório deve ocorrer na manhã desta quinta-feira (9) a partir das 7h30min no Memorial Capela São José e o sepultamento será na sexta-feira (10), às 9h, no Cemitério Municipal de Caxias do Sul.

Angeli era viúvo da relações-públicas Dolaimes Stedile Angeli, filha do fundador das empresas Fras-le, Agrale e Lavrale, Francisco Stédile. 

Ele deixa os filhos, Fúlvia, Franca e Sandro; os netos Antonia, Daniel, Luisa e Vicente; os genros José e Bruce; e a nora Valeria.

Saiba quem foi José Fiorindo Angeli

Nascido em Caxias do Sul, no bairro São Pelegrino, Angeli tinha acabado de completar 92 anos, no último dia 6. Ao longo de sua vida, ocupou postos sociais na cidade, participando de agremiações, entidades de classe, clubes, associações e instituições sociais. Participou de várias comissões comunitárias que realizaram obras ou eventos para Caxias, da comissão social da Festa da Uva à comissão jurídica que deu origem à Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul.

Foi sócio-fundador da Rádio Independência e da Rádio Difusora. Também foi vice-presidente da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias (SER Caxias) entre 1976 e 1979 e entre 1983 e 1984, e presidente do Recreio da Juventude entre 1968 e 1972. Foi um dos fundadores da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) em Caxias.

Participou da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC), da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Sindicato dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea), Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Metalmecânicas e de Material Elétrico de Caxias (Simecs), do qual recebeu o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera.

Angeli iniciou sua trajetória profissional aos 12 anos, na função de mecanógrafo, ajudando a consertar e a ajustar máquinas contábeis e de datilografia. Aos 14, passou a estudar à noite para poder trabalhar na Metalúrgica Irmãos XT, onde permaneceu até ser chamado para o Serviço Militar Obrigatório no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, em Caxias. Assim que deu baixa, trabalhou como recepcionista na Mecânica Auto Palácio, e logo em seguida assumiu vaga de bancário no Sul Brasileiro. Em 1952, competiu nas Olimpíadas Caxienses, onde participou na categoria de salto com vara. Concursado, atuou no Banco do Brasil durante 20 anos, de 1954 a 1974.

Em setembro de 1971, Angeli ingressou no departamento financeiro da Agrale onde, cinco anos depois, assumiu cargo de diretoria na área financeira e administrativa. Como diretor, passou também pelos setores de planejamento, gestão financeira, administração, recursos humanos e jurídicos. Desde 1993, integrava o Conselho de Administração da empresa. 

Leia também
Jaguatirica e tamanduá são resgatados em Vacaria
Presidente Jair Bolsonaro recebe convite para abertura da ExpoBento e Fenavinho
Brechó das Cachorras arrecada recursos para ajudar animais em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros